11 de outubro de 2019

Pesquisa do IPDC/Fecomércio RN mostra movimentação superior a R$ 18 milhões com a Finecap 2019 na economia de Pau dos Ferros, no Oeste potiguar

Um total de 190 mil pessoas, entre as quais 84 mil turistas e 44 mil visitantes (que não pernoitaram na cidade) fizeram circular pouco mais de R$ 18 milhões (exatos R$ 18,2 milhões) na economia da cidade de Pau dos Ferros (região Oeste do estado) durante a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap), realizada entre os dias 5 e 7 de setembro e que entrevistou 601 pessoas.

Os dados constam de uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Fecomércio RN e foram apresentados pelo diretor executivo da entidade, Jaime Mariz, na terça-feira, 8, em reunião que contou com a presença do prefeito da cidade, Leonardo Rêgo, autoridades e empreendedores locais.

“Os números mostram o acerto que temos em manter viva e em constante evolução e expansão a Finecap. O estudo da Fecomércio ratifica a nossa percepção da importância que o evento tem para aquecer nossa economia. Somos, todos os pauferrenses, muitos gratos ao presidente da federação, Marcelo Queiroz, pelo apoio com esta pesquisa que, sem dúvida, irá balizar nossas ações para as próximas edições”, afirmou o prefeito.

Em sua 23ª edição, a Finecap é um dos mais tradicionais eventos econômicos da cidade. Movimenta e aquece a economia local em várias áreas: bodegas, supermercados, lojas de roupas e calçados, hotéis e pousadas, postos de combustíveis, salões de beleza, bares, restaurantes, pizzarias, taxistas e mototaxistas, entre outros, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.

De acordo com o levantamento do IPDC (cuja íntegra pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2M49Gsu) 52,6% do público eram mulheres e 47,4% homens. As pessoas que frequentaram o evento situam-se, predominantemente, na faixa etária entre 25 e 34 anos (33,1%). A pesquisa demonstrou, ainda que 38,4% do público possuíam renda familiar entre dois e quatro salários mínimos, 33,3% dispunham de rendimentos de até dois salários mínimos e cerca de 18,8% tinham renda familiar na faixa de quatro a dez salários mínimos. Os que possuíam rendimentos familiar acima de 10 salários mínimos somaram 7,7% do público da festa. Apesar da variação entres as faixas salariais, os indivíduos em sua maioria apresentavam baixo poder aquisitivo, tendo em conta que 71,7% das pessoas apresentavam renda familiar de até 4 salários mínimos.

No que se refere ao local de origem das pessoas que participaram da feira, os dados da pesquisa mostram que o público era predominantemente do Rio Grande do Norte (88,5%). Embora a grande maioria ter sido de participantes potiguares, o levantamento notou a presença de pessoas oriundas de outros estados como Paraíba (6,2%), Ceará (4%), São Paulo (0,8%), Rio Grande do Sul (0,2%), Distrito Federal (0,2%) e outros (0,2%).

Sobre as cidades de residência dos participantes, a pesquisa identificou que 32,3% das pessoas eram de Pau dos Ferros; 7,5% de Natal; 6,7% de Mossoró; 4% de Rafael Fernandes; e, 3,7% de Encanto. Além disso, percebeu-se o comparecimento de indivíduos de Apodi, Portalegre, José da Penha, São Miguel, Alexandria, Doutor Severiano, Francisco Dantas etc.
Classificando os participantes por tipo de público, verificou-se que 44,4% das pessoas que participaram da FINECAP 2019 eram turistas (público que efetuou pelo menos um pernoite na cidade durante o evento); 32,3% eram moradores de Pau dos Ferros; e 23,3% eram visitantes (pessoas que participaram de algum atrativo da festa, mas não pernoitaram na cidade).

Com relação aos meios de hospedagem utilizados pelos turistas, os dados mostram que a maior parte pernoitou em casas de parentes e amigos, representando 86,5% dos casos. A expressividade desse tipo de hospedagem, provavelmente, se explica pelo fato de a cidade acolher muitas pessoas que por algum motivo não moram no município, mas que no período da Finecan se faz presente como uma forma de seguir a tradição.

Outro meio de hospedagem importante para o fluxo turístico presente no evento são os hotéis e pousadas utilizados por 7,5% dos participantes. Outras formas de hospedagem utilizada foram casas alugadas (3,4%) e hospedagem em outras cidades (1,5%). O conhecimento dos tipos de hospedagem utilizados permite a identificação da oferta hoteleira predominante nas escolhas dos turistas para que se possa oferecer os padrões de hospedagem e serviços mais adequados.

Para planejamento de ações, é importante saber quais foram os gastos do público durante os dias que participaram da festa. Para isso, foram analisados os gastos com hospedagem (turistas), alimentação e bebidas, transporte, diversão e compras. O valor médio foi feito com base nas respostas dos próprios entrevistados que falavam quanto acreditavam ter gasto por dia em cada um dos segmentos apresentados. O gasto diário do residente na Finecap 2019 foi, em média, de R$ 86,63. Quando se desagrega essa média por tipo de segmento, encontra-se as porcentagens com alimentação e bebidas, transporte local, diversão e compras que representaram 36,3%, 6%, 15,3% e 42,4%, respectivamente.

Com relação aos visitantes (aqueles que passaram menos de 24h no evento), o levantamento identificou que o gasto médio diário individual foi de R$ 70,44. Distribuídos entre alimentação/bebidas (44,1%), transporte local (7,8%), diversão (16,1%) e compras (32%).

Entre os turistas, verificou-se que cada um deles desembolsou em média por dia R$ 116,08, sendo 25,2% com hospedagem; 30,5% com alimentação/bebidas; 7% com transporte local; 16,3% com diversão; e 21% com compras. O fato de a casa de parentes e amigos aparecerem como o principal meio de hospedagem utilizado por turistas contribui, em particular, para baixar a média de gastos, uma vez que nessas condições os gastos de manutenção são relativamente mais baixos.