1 de abril de 2020

Nova versão do aplicativo Coronavírus SUS envia mensagens de alertas para usuários

O aplicativo Coronavírus SUS, desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) e ofertado nas lojas virtuais do Governo do Brasil e nas principais plataformas digitais, ganhou uma atualização. Entre as principais novidades está o envio de mensagens e alertas por meio do gerenciador de notificações dos dispositivos móveis.

Disponível de forma gratuita desde de 28 de fevereiro, o aplicativo Coronavirus SUS, já baixado por mais de 3,5 milhões de usuários, reforça as ações do governo federal no combate à proliferação do novo coronavírus no país. A recente atualização permite que o Ministério da Saúde possa enviar mensagens e alertas aos celulares e tablets, mesmo com o app fechado ou não sendo utilizado naquele momento. A ferramenta deixa que a Secretaria de Vigilância em Saúde disponibilize comunicados para usuários em geral ou segmentos públicos específicos.

O teste de possível infecção também foi aprimorado. Foram incluídos novos dados que qualificam o usuário dentro dos grupos de risco, conforme idade, sexo e comorbidades (associação de duas ou mais doenças). As recomendações para o usuário, de acordo com o resultado do teste, estão classificadas em: caso provável, não provável, grave e indicação de isolamento. Vale ressaltar que o teste é apenas um indicativo, precisando ser referendado por uma autoridade médica.

Os detalhes sobre as unidades básicas de saúde mais próximas também foram atualizados e agora informam, por exemplo, os horários de atendimento ao público e se, no momento da consulta, estão abertas ou fechadas.

O conteúdo do aplicativo está disponível, além de língua portuguesa, em espanhol e inglês, ampliando o acesso à informação a estrangeiros. Ainda, a plataforma ganhou recursos de acessibilidade, garantindo informações às pessoas com deficiência.

Loja Governo do Brasil

Assim como o aplicativo Coronavirus SUS, a loja de aplicativos do Governo do Brasil, gerenciada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, disponibiliza mais de 70 outras aplicações de interesse do cidadão, como serviços para aposentados e pensionistas, por meio do Meu INSS, além de Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, entre outros.

Desde julho de 2019, a loja oficial já registrou mais de 20 milhões de downloads . A conta única permite uma melhor gestão dos programas, centralizando as informações e facilitando seu aperfeiçoamento. Além disso, oferece garantias ao usuário de que aquele aplicativo é oficial e confiável. A reunião de apps móveis em um único ambiente virtual atende diretriz disposta no Decreto 9.756/2019, que trata da unificação de canais digitais do governo federal.

Fonte: Ministério da Economia