Notícias

26 de agosto de 2016

Mesa Brasil: alimento de onde sobra para onde falta

Eram 8h30 da manhã desta quinta-feira, 25/08, quando moradores do bairro Guarapes, em Natal, começaram a se aglomerar ao redor da igreja da comunidade. Idosos, crianças, jovens e adultos lançavam olhares ansiosos para a edificação. Membros da pastoral se uniram em uma força tarefa para deixar o ambiente organizado. Não, não era a missa que ia começar. Era o caminhão do programa Mesa Brasil Sesc que estava a caminho para mais uma doação.

Quando os cerca de 1.600 quilos de mamão chegaram, sorrisos brotaram de rostos marcados pela luta diária contra a precariedade. Um frenesi organizado tomou conta do lugar: alguns moradores formaram filas, munidos de baldes, caixas e até carrinhos de mão, enquanto outros ajudaram a equipe do Mesa Brasil a descarregar o caminhão. As 345 famílias atendidas pelo programa na comunidade Guarapes agora terão como fazer suco, vitamina, doce. Terão mais opções para se alimentar.

“Esse é o melhor projeto que existe! Tem muita gente aqui que não tem o que comer”, diz o aposentado Erivan da Silva, 42, o balde cheio de mamão maduro. Essa foi a segunda vez que ele pegou doação de mamão do Mesa Brasil. A dona de casa Francisca de Melo, 49, foi outra que fez fila para aproveitar a doação da fruta. “É uma ajuda muito boa pra gente”, comemora.

Esta é a quarta vez que o Mesa Brasil visita a comunidade Guarapes para doar alimentos. A pastoral de lá é uma das 62 instituições cadastradas só na Grande Natal que recebem sistematicamente os alimentos doados pelo programa. “Veio em uma boa hora. Tem muita gente desempregada e precisando. Vou dar pros meus quatro meninos, uma parte pra minha mãe que mora em Felipe Camarão e ficar com um pouco pra mim. Fazer suco e um docinho. Uma maravilha”, diz, animado, o servente de pedreiro Cicero de Lima, 41, após encher seu recipiente de mamão.

Além da Grande Natal, o Mesa Brasil atua nas cidades de Caicó, Mossoró e seus entornos. Só este ano, já foram arrecadados 434.621 quilos de alimentos, beneficiando quase 1.900 potiguares. Uma iniciativa louvável que faz a diferença nas comunidades carentes. “As famílias ficam satisfeitas demais com essas doações. Já veio mamão, feijão, shampoo, miúdos de frango…Então ajuda muito. Tem família que não tem nem um ovo pra comer”, relata a coordenadora da pastoral do Guarapes, Celia Pires, 48.

Aliada à missão de levar alimento de onde sobra para onde falta, o Mesa Brasil cumpre outra. Nas mesmas comunidades e instituições filantrópicas atendidas, promove oficinas sobre reaproveitamento integral de alimentos, de modo a evitar também o descarte de ingredientes que seriam jogados no lixo.

Seja um doador

Embora seja uma iniciativa extremamente importante para a população carente do Rio Grande do Norte, o programa Mesa Brasil só consegue se manter com a ajuda dos doadores. São os atacadistas, comerciantes, supermercadistas, donos de restaurantes, de indústrias e de outros segmentos alimentícios os responsáveis pela manutenção do projeto. Sem eles, o sorriso no rosto de idosos, jovens e adultos ao ver o prato cheio não seria possível.

Por isso, seja você também um doador. Entre em contato com a equipe do Mesa Brasil e agende uma visita:

Natal:
Rua Coronel Bezerra, nº 33.Cidade Alta – Natal/RN.
Tel: 3211-5577 Ramal 220 | Fax: 3201-3083.
Caicó:
Rua: Washington Luiz, Nº 55 – Boa Passagem – Caicó/RN.
Tel/Fax: 3421-2337
Mossoró:
Rua: João Marcelino S/N – Nova Bethânia – Mossoró/RN.
Tel: 3316-3665 Ramal 202 | Tel/Fax: 3316-3425

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

Outras notícias

Pular para o conteúdo