29 de janeiro de 2020

Marcelo Queiroz participa de palestra com Rogério Marinho sobre reformas constitucionais

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, prestigiou, na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório da Federação das Indústrias do RN, a palestra “As Reformas que estão mudando o Brasil”, proferida pelo secretário especial da Previdência e do Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

O evento foi organizado pelas Federações do Comércio (Fecomércio), da Indústria (Fiern), da Agricultura (Faern) e dos Transportes (Fetronor), para um público de cerca de 300 pessoas, e contou com a presença de diversas autoridades políticas e empresariais, como o prefeito de Natal, Álvaro Dias; o deputado federal, Benes Leocádio; o presidente da Femurn, José Leonardo Casimiro; o ex-Senador Garibaldi Alves Filho; além de prefeitos de diversos municípios do estado.

Abrindo a programação, foi prestada uma homenagem ex-prefeito de Natal, Marcos César Formiga Ramos, que faleceu no último domingo (26.01). Formiga ocupava o cargo de assessor da Fiern; foi professor universitário e ex-deputado federal.

“Debatemos aqui que as reformas necessárias para que o país retome o rumo do desenvolvimento, como aconteceu com a Previdência, deve se repetir para as reformas Tributária, Administrativa e Política. É preciso reorganizar o país, fazê-lo caber nos custos que a sociedade consegue pagar e tornar, definitivamente, valores e conceitos como ética, transparência, produtividade, retidão e trabalho em pontos palpáveis e indissociáveis do nosso dia a dia”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O presidente da Fiern, Amaro Sales, disse que “O Brasil é uma tarefa de todos nós e as mudanças devem ser apoiadas por todos os brasileiros que acreditam e torcem pelo país. Sem ideologias ou posições radicais, cada um pode tentar contribuir para que o Brasil, realmente, confirme sua vocação natural de ser um gigante”.

O secretário especial da Previdência e do Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, destacou que as reformas que estão sendo realizadas são para beneficiar o país de um modo geral, com o objetivo principalmente de proporcionar segurança jurídica. “Se o governo não tem capacidade de honrar seus compromissos, a economia entra em colapso. Mas quando o investidor percebe que o governo tem essa capacidade, os juros vão cair e o custo do dinheiro vai diminuir. E quando o empreendedor tem segurança para empregar de maneira formal, isso vai beneficiar a todos porque alimenta a economia. Quanto menos o estado interferir, mais essa segurança vai acontecer”, destacou.

Falando especificamente sobre a Reforma Trabalhista, Marinho lembrou que havia uma grande expectativa em torno da geração de empregos. E apesar do número de empregos estar aumentando, isso não se dá somente pela Reforma Trabalhista em si. ‘É uma série de coisas, de mudanças, que induzem os empresários a buscarem empregar formalmente. A expectativa é que em 2020 tenhamos cerca de 1 milhão de novos postos de trabalho”.