27 de fevereiro de 2014

Marcelo Queiroz participa de café da manhã emocionante com alunos aprovados para a Esem

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou na manhã desta quinta-feira, 27, no Hotel Sesc Enseada, em Ponta Negra, de um café da manhã com os cinco alunos potiguares selecionados para a Escola Sesc de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro. Os alunos estiveram acompanhados por seus familiares e o encontro teve como tônica a emoção à flor da pele.

Um a um, mães, tia e pais falaram um pouco sobre o dilema pessoal vivido entre dar aos filhos a chance de ampliar consideravelmente suas oportunidades, tendo acesso ao ensino e estrutura de excelência da Esem, e a saudade imposta pela separação (os alunos da Esem moram na escola durante os três anos do Ensino Médio).

Fabíola Leite, tia da aluna Julianne Andréa Leite de Souza, de Natal, não conteve as lágrimas ao falar da viagem da sobrinha. “Ela é minha única sobrinha e nós somos muito ligadas. Não sei como vou suportar esta separação, mas sei que é para o bem dela”, disse. A mãe de Julianne, Anne Elizabeth Leite, contou que a família inteira (cerca de dez pessoas) vai viajar junto com a filha para “deixá-la na escola”. “Todos estamos muito apreensivos com esta nova situação. Mas também empolgados com o mundo de oportunidades que irá se abrir para Julianne, disse.

Rosa Nascimento, mãe do aluno Jhordan Nascimento Dias Andrade, foi ainda mais contundente. “Hoje eu sei o verdadeiro significado da expressão ‘engolir o choro’ que ouvi algumas vezes quando era pequena. Eu estou engolindo o choro da saudade e da apreensão por dois motivos. Primeiro porque sei que será o melhor para ele. E segundo por que temos certeza que estamos entregando nossos filhos em excelentes mãos. Estamos deixando eles com uma equipe de profissionais sérios, íntegros e que só vai trazer coisas boas para todos”, disse ela, exaltando o trabalho do Sesc e do Sistema Fecomércio.

“Quero, antes de tudo, parabenizar aos alunos e aos pais pelo sucesso em um processo seletivo tão disputado. Foram 57 candidatos por vaga. Desejo que esta seja apenas a primeira de muitas vitórias que estes garotos vão colecionar na vida. Desde 2008, os alunos do Rio Grande do Norte têm se destacado na Escola e que tem certeza que estes cinco que embarcam este ano para lá farão valer esta nossa tradição”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.

No total, o processo seletivo da Esem deste ano teve 285 potiguares inscritos. Os cinco selecionados passaram por três etapas. Viajam no próximo dia 10 de março os alunos Jhordan Nascimento, Julianne Andrea (ambos de Natal), Vinicius Emanuel (Mossoró), Maria Eduarda (São Paulo de Potengi) e Marcelo Dantas (São José do Seridó). Uma peculiaridade do estudante Jhordan Nascimento Dias Andrade, é que ele é é ex-aluno da Escola Sesc Potilândia.

Para participar da seleção, é preciso ter finalizado o Ensino Fundamental – ou estar cursando o 9º ano – e ter nascido entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 1999. Atualmente, 8 alunos da ESEM são potiguares.

Desde 2008 até dezembro do ano passado (a última formatura foi no dia 11/12/2013, com quatro potiguares formados), 25 alunos potiguares foram aprovados na ESEM, sendo que 17 concluíram o ensino médio.

A Escola Sesc de Ensino Médio está localizada no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, onde residem cerca de 500 alunos provenientes de todos os estados da federação e do Distrito Federal, juntamente com os professores.

A Escola foi fundada em 2008, por iniciativa de Antonio Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio – CNC e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio – Sesc, que reconheceu na construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo da diversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania.

Participaram ainda do café a diretora Regional do Sesc RN, Jeane Amaral; Diretora de Projetos Sociais do Sesc RN, Ilsa Galvão; o diretor Administrativo e Financeiro do Sesc, Deliomar Soares; e a coordenadora de Educação do Sesc RN, Zeni Aguiar.