Marcelo Queiroz lidera comitiva de empresários, representantes do Estado e de municípios turísticos do RN à Alemanha

O presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, lidera a partir do próximo dia 18 e até o dia 24 de junho uma comitiva de empresários e representantes do Governo do Estado e de municípios turísticos potiguares ao estado alemão da Renânia-Palatinado. O objetivo principal é conhecer de forma mais direta algumas experiências de divulgação de destinos, roteiros temáticos (sobretudo o rural, histórico e de aventura) e parcerias entre setores públicos e instituições privadas.

“Embora já tenhamos participado de diversas missões à Renânia e também recebido algumas comitivas deles aqui no RN, esta é a nossa segunda missão com foco especificamente no turismo. A outra foi em 2014, quando firmamos alguns entendimentos voltados para intercâmbio de formação de mão de obra e de know how turístico. Na prática, esta missão de agora é um desdobramento daquela de três anos atrás. De lá para cá, estreitamos muito os laços  e as trocas de experiência, sobretudo na questão de formação de mão de obra para o setor”, explica Marcelo Queiroz.

Durante a missão, a comitiva potiguar – que viaja a convite do governo da Renânia – irá visitar duas escolas de formação de mão de obra e conhecer pelo menos três atrações turísticas temáticas de cidades da região da Renânia. Também irá participar de workshops técnicos que vão detalhar toda a estratégia desenvolvida para cada uma delas, do ponto de vista de gestão, definição de atividades e marketing.

Um dos resultados práticos da missão de 2014 é que o Senac tem ampliado fortemente seu portfólio de cursos voltados ao segmento de turismo, sobretudo na área de Gastronomia, graças à vinda de especialistas alemães ao Estado para promover a capacitação e qualificação de instrutores do Senac RN. “Já incluímos, de 2015 para cá, mais de uma dezena de novos cursos no nosso portfólio. Este é um incremento de conhecimento que agregamos à nossa equipe e com o qual estamos beneficiando todo o segmento de turismo potiguar”, afirma o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgílio, que também integra a comitiva.

Além de Queiroz e Virgílio, fazem parte da comitiva: o secretário-adjunto de Turismo do RN, Manoel Gaspar Neto; a secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Gosson;  a subsecretária de Turismo e coordenador dos polos turísticos do RN, Solange Portela; a secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares; a secretária de Turismo de Tibau do Sul, Elizabeth Bauchwitz; o secretário de Turismo de Serra de São Bento, Clovis Magdiel Figueiredo; o presidente da Abav RN, Abdon Gosson; o presidente da ABIH RN, José Odécio Rodrigues; o vice-presidente do Natal Convention Bureau, George Costa; a presidente da Emprotur RN, Ana Maria Costa; o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; o assessor da Diretoria Regional do Senac RN, Estácio Guimarães; e o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio RN, Luciano Kleiber.