26 de abril de 2018

Marcelo Queiroz entrega Comenda do Mérito Social a empresas doadoras do Mesa Brasil Sesc em Natal

Programa distribui mais de 1,6 milhão de quilos de alimentos em todo o Estado no ano passado, beneficiando 117 instituições

Levar alimento de onde ele sobra para onde ele falta. Este é o objetivo do Mesa Brasil, programa do Sistema Fecomércio RN, executado por meio do Sesc, que faz parte de uma rede nacional de solidariedade, e que atua no estado desde o ano de 2003. Para que o alimento excedente ou sem valor comercial chegue à mesa daqueles que precisam, o Mesa Brasil conta com o apoio de empresas parceiras que fazem a doação destes produtos.

Só em 2017 foram 203 empresas doadoras e mais de 1 milhão e seiscentos mil quilos de alimentos arrecadados e distribuídos a 117 instituições sociais beneficiadas. Foram mais de 46 mil pessoas atendidas por mês, além de 162 visitas técnicas realizadas, e que resultaram na capacitação de mais de 3.600 multiplicadores.

Os números foram apresentados durante a entrega dos certificados de Mérito Social, concedido às empresas parceiras, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 25, no auditório do Sesc Cidade Alta. “Cada um de vocês é fundamental na construção deste resultado. Por isso, além de lhes agradecer por mais um ano de parceria, quero conclamá-los a reiterar nossos compromissos em 2018. E que cada um possa ser multiplicador dessa ideia, atraindo mais e mais doadores. Pois somente desta maneira conseguiremos amplificar bastante o alcance deste belo projeto. Uma ação que, ao ajudar a aplacar a fome dos que precisam, pinta com cores mais vivas o presente e o futuro do nosso estado”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A representante da Camanor Produtos Marinhos, Ingrid Medeiros, destacou que a sustentabilidade sempre foi uma preocupação da instituição. E o não desperdício faz parte desta política, por isso eles são doadores do Mesa Brasil há cerca de 10 anos. Já Francisco das Chagas, diretor-presidente do Suvag RN, instituição filantrópica que há 36 anos trabalha na promoção da saúde auditiva, agradeceu os alimentos recebidos pelo Programa, e que são fundamentais no atendimento dos seus 175 pacientes.

A solenidade contou ainda com uma apresentação do Grupo Araruna do Centro de Educação Dom Bosco, uma das instituições beneficiadas pelo Mesa Brasil, e com a presença do vice-presidente da Fecomércio e presidente da Federação das Associações Comerciais do RN, Itamar Manso Maciel; do diretor Regional do Sesc, Nivaldo Pereira; do diretor Regional do Senac, Fernando Virgilio; da diretora de Programas Sociais do Sesc, Ilsa Galvão; da diretora Administrativo-financeira do Sesc, Elza Isac; e de representantes das instituições sociais beneficiadas.