20 de janeiro de 2015

Lideradas pela Fecomércio, entidades entregam documento com reivindicações ao governador

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou nesta terça-feira (20) de uma audiência com o governador Robinson Faria, na Governadoria. O motivo do encontro com o novo chefe do Executivo Estadual foi a entrega de um documento contendo reivindicações da Fecomércio e de outras entidades comerciais do estado, como a Federação das Associações Comerciais do Estado (Facern), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do Rio Grande do Norte (Sindivarejo/RN) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal).

Liderando o movimento empresarial, o presidente da Fecomércio agradeceu a recepção do governador e explicou a ideia do documento, que expõe as apreensões e expectativas do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN.

“Na carta, apresentamos sugestões, ideias discutidas e em comum com as entidades comerciais. Sabemos das dificuldades que o Governo tem pela frente, mas não tem governo forte com comércio fraco. É essa abertura que os empresários potiguares querem”, afirmou Queiroz. Ele relembrou que outro documento semelhante a este foi entregue ao governador durante o período eleitoral.

Os empresários comentaram com o governador da preocupação com o pagamento das contas a pagar, que acumulam dívidas de mais de R$ 100 milhões. O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado, Itamar Manso Maciel ¸ explanou que empresas potiguares entraram em dificuldade pela falta de pagamento do Governo do Estado, chegando a quebrar. O discurso foi engrossado por Marcelo Queiroz que reforçou a defesa da Fecomércio ao empresariado.

Outro assunto debatido foi a onda de insegurança que prejudica as vendas do comércio potiguar. A titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Kalina Leite, que participou da audiência, explicou o Governo Federal celebrou um contrato de instalação de mais de 70 câmeras em pontos comerciais, mas por falta de projeto por parte do Governo do Estado na gestão passada, o convênio não foi concluído.

“Para otimizar o nosso trabalho, é necessário unir a tecnologia aos recursos humanos. Podemos viabilizar uma parceria entre os empresários, Governo do Estado e Prefeitura de Natal, para ter acesso as câmeras municipais”, detalhou Kalina Leite. A ideia foi bem aceita pela comitiva e o presidente Marcelo Queiroz se propôs a encabeçar essa solicitação junto ao Executivo municipal. “Estamos à disposição”, frisou Marcelo.

A secretária Kalina Leite falou sobre o aumento do policiamento nas ruas da capital que já surgiu efeito com a diminuição “vertiginosa” dos assaltos nos bairros comerciais, como Alecrim, Cidade Alta.

Sobre os tributos, o secretário estadual de Tributação, André Horta, se disse disposto a conversar com a classe empresaria e expôs algumas metas da SET, como diminuir a burocracia do Fisco, buscando saber junto aos empresários as dificuldades enfrentadas. Horta se comprometeu a discutir com o governador e o Sindicato do Comércio Varejistas de Peças e Acessórios para veículos do RN (Sincopeças) sobre o tratamento tributário a ser dado especificamente ao segmento.

O turismo potiguar também foi debatido no encontro. Robinson Faria garantiu que o segmento só irá receber boas noticias com previsão de respostas a curto prazo. O governador declarou que a redução do querosene da aviação será dada, se as companhias aéreas garantirem novos voos para abastecerem no RN.

“Não conceder o incentivo foi um equivoco, vamos corrigir isso. O RN perdeu o bonde”, disparou Faria. A utilização do antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, foi mencionada por Marcelo Queiroz, que recordou o projeto idealizado pela Federação de utilizar o equipamento como um Centro de Convenções. Em resposta, Robinson Faria falou que irá conversar com a presidente Dilma Rousseff para negociar o uso da área e pediu o projeto da Fecomércio para análise.

O governador Robinson Faria afirmou que o empréstimo de R$ 850 milhões será usado como contrapartida para obras, finalizando os acessos do aeroporto em São Gonçalo do Amarante, por exemplo.

Outra proposta foi dada pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, Augusto Vaz, para a criação de um Conselho Empresarial do Rio Grande do Norte, a exemplo de outros estados nordestinos para manter um canal aberto com o Governo do Estado.

Robinson Faria agradeceu a presença das autoridades empresariais e elogiou a iniciativa de promover o encontro, colaborando com o novo governo.

“Estou aqui para escutar. Vocês estão dispostos a colaborar com o governo, que é a sociedade. Vamos manter esse dialogo permanente, para transformar o Rio Grande do Norte em um estado moderno”, encerrou Faria.

Também participaram da audiência o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico interino, Orlando Gadelha Simas Neto; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do RN, George Ramalho Vieira; o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial do RN, Jaciratan das Graças de Aguiar Ramos Filho; presidente da Federação das Câmaras do Dirigentes Lojistas do RN, Afrânio Miranda; diretor executivo da Fecomércio RN, Marcus Guedes; diretor executivo da CDL Natal, Johan Xavier; Schiavo Álvares, diretor da Fecomércio RN.