25 de novembro de 2014

Inadimplência das empresas cresce 7,1% até outubro

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou crescimento de 4,4% em outubro em comparação com setembro, mesmo aumento em relação a outubro de 2013. No acumulado de janeiro a outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador teve alta de 7,1%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência das empresas tanto em relação a setembro quanto outubro do ano passado decorre da estagnação econômica e custo do crédito sobre a saúde financeira das empresas. “Se por um lado, o enfraquecimento da atividade econômica prejudica a geração e caixa das empresas, por outro, o encarecimento do custo do crédito aumenta as suas despesas financeiras”, informa a Serasa Experian.

Os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela alta do indicador em outubro, com variação de 22,9% e contribuição de 3,3 pontos percentuais. Os títulos protestados tiveram crescimento de 3,3% e contribuição de 0,8 p.p. A inadimplência com os bancos também aumentou 1,4% e contribuiu com 0,3 p.p. Já as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) apresentaram ligeira queda de 0,1% e não teve contribuição no índice de outubro.

Acumulado do ano

O valor médio dos títulos protestados teve alta de 11,9% no acumulado de janeiro a outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. O valor médio das dívidas não bancárias também cresceu 6,7%. Já o valor dos cheques sem fundos e inadimplência com os bancos registrou queda de 5,1% e 5,8%, respectivamente.

*Fonte: G1 Economia