Notícias

21 de janeiro de 2015

ICF registra estabilidade em janeiro, após três quedas seguidas

Em janeiro, ICF registrou alta de 0,2% na comparação mensal e queda de 8,6% em relação a janeiro de 2014

Em janeiro deste ano, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 0,2% (119,7 pontos) na comparação com dezembro, e queda de 8,6% em relação a janeiro de 2014. O índice permanece acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável.

O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou queda de 0,3% na comparação mensal. Já as famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram elevação de 1,8%. O índice das famílias mais ricas está em 122 pontos, e o das demais, em 119,3 pontos. Na mesma base comparativa, os dados regionais revelaram que a maior retração ocorreu na região Sul – de 3,5% –, e a melhor avaliação ocorreu na região Sudeste, com aumento de 1,8%.

Destaques

Alguns componentes da pesquisa se destacaram nos resultados de janeiro. O componente Nível de consumo atual apresentou elevação de 1,9% em relação ao mês anterior e queda de 9,5% comparativamente ao mesmo período do ano passado. O elevado custo do crédito e o alto nível de endividamento ainda são os motivadores do desaquecimento na intenção de compras a prazo: o componente Acesso ao crédito registrou novamente quedas mensais e anuais de 0,6% e 9,2%, respectivamente, atingindo o menor nível da série, com 123,4 pontos, mesmo patamar visto em novembro de 2014. Já o item Momento para duráveis apresentou queda de 0,9% na comparação mensal. Em relação a 2014, o componente mostrou queda de 12%. Neste mês ele obteve o menor valor da série histórica, com 97,2 pontos – abaixo, portanto, da zona de indiferença. O item Perspectiva de consumo registrou queda de 2,8% em relação a dezembro. Na comparação anual, o índice apresentou queda de 14,2% e atingiu o menor valor da série histórica, com 121,9 pontos. Na base de comparação mensal, as famílias com renda de até dez salários mínimos mostraram queda de 3,4%, e aquelas com renda acima de dez salários, queda de 0,3%.

*Fonte: CNC

Outras notícias

Pular para o conteúdo