Notícias

23 de agosto de 2016

Hoje é dia de apresentação musical no Sesc Cidade Alta

Depois das apresentações em Mossoró e Caicó, o público natalense terá a oportunidade de apreciar boa música de forma gratuita. É o Projeto Sonora Brasil Sesc, que vem difundindo o som das violas em suas mais diversas vertentes, realizando um verdadeiro mergulho na cultura do nosso país. Desta vez, as violas em concerto é que vão embalar a apresentação desta terça-feira, 23 de agosto, 19h, no Sesc Cidade Alta. Os espetáculos são mais uma ação dentro da Mostra Sesc de Arte e Cultura, promovida pelo Sesc RN durante todo o mês de agosto.

O carioca Marcus Ferrer e o paulistano radicado no Paraná, Fernando Deghi irão apresentar a viola no ambiente de concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro, anterior à consagração do violão como principal instrumento acompanhador na música.

E chega aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico.

A dupla já se apresentou em Mossoró (21) e Caicó (22). Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos poder ser retirados 1 hora antes das apresentações.

Sonora Brasil

O Projeto Sonora Brasil é uma das mais importantes ações de difusão da cultura musical brasileira e o maior projeto brasileiro de circulação de espetáculos musicais. São escolhidos bianualmente dois temas relevantes para o resgate da cultura musical do país, sendo quatro grupos por temática. Esses grupos circulam com seu concerto por dois anos, percorrendo todos os estados do Brasil e realizando cerca de cem apresentações.

Todas as apresentações são acústicas e tem como enfoque o desenvolvimento da cultura musical brasileira em todos os seus aspectos, do popular, ao regional, histórico e erudito.

Em sua 18ª edição, o projeto apresentou os temas Sonoros Ofícios — cantos de trabalho e Violas brasileiras, desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema.

Em 2015, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2016, na 19ª edição, inverte-se a ordem das apresentações para que todos os grupos concluam o circuito nacional.

Mostra Sesc de Arte e Cultura

A Mostra Sesc de Arte e Cultura é mais uma iniciativa do Sistema Fecomércio/ Sesc RN, de promoção e resgate à cultura, ao acesso à informação, conhecimento, e ao mesmo tempo, de proporcionar oportunidades para que a comunidade desenvolva o gosto pela arte. O evento chega a sua 9ª edição na Zona Norte, e na 3ª edição concomitantemente em várias cidades potiguares.

Serviço:

O quê? 19ª edição do Sonora Brasil Sesc (apresentações)
Quando? 23 de agosto de 2016, às 19h
Onde? Auditório Sesc Cidade Alta
Entrada Gratuita | Retirada de ingressos 1 hora antes do concerto

Outras notícias

Pular para o conteúdo