Notícias

29 de julho de 2014

Guerra entre holandeses e espanhóis no Nordeste é mote de livros publicados pelo Sesc RN

A guerra entre holandeses e espanhóis no Nordeste do Brasil, incluindo na então Capitania do Rio Grande – hoje Rio Grande do Norte. Esse é o mote para a saga ficcional narrada nos livros “Terra do Açúcar – Volume 1 – A Guerra Holandesa” e “Terra do Açúcar – Volume 2 – O traidor e o patriota”, escritos pelo potiguar Pedro Guilherme Cavalcanti e publicados pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. O lançamento acontece nesta quinta-feira (31/07), às 18h30, na casa de recepções Pink Elephant, em Natal.

 A série – iniciada com estas duas publicações, mas que deverá continuar –, reúne personagens reais como Matias de Albuquerque, capitão-mor de Pernambuco, Domingos Calabar, Felipe Camarão, Martim Soares Moreno e diversos personagens históricos, todos envoltos numa trama de aventura, amores, guerra e traições. Os livros têm grande valor literário, mas também histórico, uma vez que são capazes de fazer as pessoas se interessarem por alguns dos mais emocionantes capítulos de nossa história. O projeto gráfico e a adaptação dos textos para livros são da editora Jovens Escribas.

 O Sesc RN tem trajetória marcante no meio literário potiguar. Além de realizar e apoiar eventos literários (como o Flipipa) e de oferecer bibliotecas fixas e móveis, também lança regularmente publicações, especialmente de autores norte-rio-grandenses e que promovam fatos e personagens locais. Exemplos são os livros “Flores que encantam o Brasil”, de Diógenes da Cunha Linha, Leila da Cunha Lima e Nelson Patriota; “Augusto Tavares de Lyra em Vários Tons”, história sobre o macaibense narrada por Francisco Anderson Tavares; e “A bossa nova de Hianto de Almeida”, grande músico potiguar cuja carreira foi descrita por Leide Câmara.

 Sobre Pedro Guilherme Cavalcanti

 O autor de “Terra do Açúcar” é médico e atende na clínica Pedro Cavalcanti, fundada por seu pai, de quem herdou a profissão. Porém, Pedro Guilherme, como também é chamado, sempre desenvolveu uma atividade paralela, alimentada pela paixão que tem pela história e pela leitura de grandes sagas literárias: a autoria de uma saga ficcional calcada em acontecimentos do passado colonial brasileiro. Publicar o resultado deste trabalho em livros passou a ser uma meta concreta. Graças ao apoio do Sesc RN, o autor finalmente trouxe a público os dois primeiros volumes da saga, contando a história da guerra holandesa com ares de aventura, numa linguagem moderna e em sintonia com a literatura contemporânea.

 Serviço:

 O quê? Sesc RN lança dois volumes do livro “Terra do Açúcar”, de Pedro Guilherme Cavalcanti

Quando? 31/07, às 18h30

Onde? Casa de recepções Pink Elephant (Av. Hermes da Fonseca, 754, Tirol – Natal/RN)

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo