Notícias

1 de julho de 2014

Governo adia alta de IPI para carros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na segunda-feira (30) que serão mantidas as atuais alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros. Pela programação anterior do governo, a alíquota “cheia” do IPI, que vigorava antes do início das desonerações, seria retomada a partir de julho.

 

O anúncio foi feito pelo ministro após reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Vamos manter estas alíquotas até dezembro, para estimular as vendas do setor”, afirmou Mantega.

 

Os emplacamentos de veículos estão em baixa neste ano, em relação a 2013. De janeiro a maio, a queda é de 5,4% sobre o mesmo período do ano passado. “Nossa expectativa com a manutenção destas alíquotas é ter um 2º semestre melhor do que o primeiro”, afirmou o presidente da associação das montadoras, a Anfavea, Luiz Moan.

 

Quais são as alíquotasNo início do ano, o governo anunciou que a alíquota para os carros populares (1.0) permaneceria em 3% até 30 de junho e poderia retomar para até 7% -alíquota que vigorava antes de a equipe econômica determinar a redução do IPI, no início de 2012.

 

Para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota do IPI subiu de 7% até o fim do ano passado para 9% no início de 2014, e poderia retornar ao patamar de 11%, dependendo da análise do governo. Já para os veículos com o mesmo motor, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota subiu de 8% para 10% em janeiro e poderia avançar para 13% em julho.

 

Para veículos, o IPI está em 3% desde o início do ano e poderia subir para 8%. No caso dos utilitários usados para transporte de carga, a alíquota também está em 3%, e se houver alta, o IPI poderia avançar para 4%.

*Site: Econofinanças

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo