Notícias

4 de novembro de 2019

Galeria Sesc recebe exposição “Retro-Visões”

A quinta e última exposição do ano na Galeria Sesc, Retro-Visões, apresenta ao público uma série de 500 impressões fotográficas, com superposição em xilogravura, sobre prédios históricos nas cidades potiguares de Acari, Currais Novos, Florânia, Natal e Picuí (PB). A mostra é resultado do trabalho de pesquisa da artista Evana Macedo, que articula a experiência de caminhar e viver em cidades, sua arquitetura, memória, patrimônio material, a fotografia e a xilogravura.

“O trabalho surgiu pela minha admiração por prédios antigos e por minhas histórias com essas cinco cidades, uni duas técnicas das quais eu gosto muito e foi a partir dai que surgiu esse trabalho. A exposição tem o objetivo de instigar a percepção do visitante, para que o mesmo comece a reparar nos detalhes que cada prédio possui e comece a valorizar a história e o patrimônio cultural que os imóveis antigos possuem”, explica a artista, Evana Macedo.

A vernissage acontece no dia 13/11, às 19h, e é mais uma iniciativa de incentivo artístico e cultural do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN. A exposição fica aberta para visitação na Galeria Sesc até o dia 15 de dezembro de 2019, contando sempre com a presença de um mediador em artes visuais. Tanto as visitas como a vernissage são gratuitas e abertas ao público.

Ainda dentro dos projetos de cultura, o Sesc realiza o Combo Cultural, que leva turmas para uma visitação mediada na Galeria Sesc Cidade Alta, exibição de filmes e bate-papo sobre arte e literatura na biblioteca do Sesc Rio Branco. O combo também ocorre na unidade Sesc Zona Norte, com as ações na biblioteca, contação de histórias e CineSesc. Para agendar um combo cultural, é necessário entrar em contato com o setor de cultura através do e-mail cultura@rn.sesc.com.br .

Galeria Sesc

Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 5ª edição, o projeto selecionou cinco trabalhos para compor o calendário de exposições 2019.

A Galeria Sesc é um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Cultura no Sesc

No Sesc, a cultura não é só entretenimento, mas também mecanismo fundamental para o resgate da cidadania. O Sesc RN valoriza e estimula a produção cultural potiguar por meio de programações nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, biblioteca e multilinguagens.

Os investimentos na área são sistemáticos. Para se ter uma ideia, de 2014 a 2018, o Sesc RN investiu R$ 9 milhões em projetos na área de cultura. A estimativa para 2019 é investir em torno de R$ 3 milhões de reais para atender a um público de 165 mil pessoas.

Campanha #Euvalorizo

O Sistema Comércio lançou, em todo o país a campanha #euValorizo, com o intuito de mostrar o trabalho socioeconômico desenvolvido pela Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações do Comércio, Sesc e Senac dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e sindicatos empresariais, há mais de sete décadas em prol dos brasileiros e do desenvolvimento social e econômico do Brasil e dos estados e municípios.

Para assinar o documento, o internauta acessa o site www.valorizaobrasil.com.br, onde tem uma série das atividades realizadas pelas entidades em todo o Brasil. No cabeçalho/menu do site, tem a aba EU APOIO, ao clicar, direciona a o site de petições públicas para assinatura online, para preencher as informações solicitadas, como nome, estado, CPF, e-mail. Após preencher o formulário, será enviado uma mensagem no e-mail cadastrado para confirmar a assinatura no abaixo-assinado online, a fim de garantir a autenticidade dos dados.

Serviço:
O quê? Exposição “Retro-visões” estreia na Galeria Sesc
Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN
Quando?
Vernissage: 13 de novembro |19h | Aberta ao público
Exposição: 14/11 a 20/12 (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 19h.
Agendamento de grupos: (84) 3133-0360.

Acesso gratuito.

Outras notícias

Pular para o conteúdo