Notícias

3 de março de 2020

Galeria Sesc recebe exposição “Nação Zambêracatu”

A cultura afro-brasileira é destaque na primeira exposição do ano na Galeria Sesc Cidade Alta, em Natal. “Nação Zambêracatu” é uma mostra fotográfica de Pedro Feitoza, com registros de apresentações públicas e tradições do grupo, ocorridas entre 2017 a 2020.

A Nação Zambêracatu é um grupo fundado em 2012, com o objetivo de fortalecer e difundir a cultura afro-brasileira no estado do Rio Grande do Norte. O mesmo é sinônimo de resistência da cultura negra e carrega em sua musicalidade uma grande referência do Maracatu de Baque Virado, original de Pernambuco.

vernissage acontece no dia 4 de março, às 19h, e é mais uma iniciativa de incentivo artístico e cultural do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição que integra o Sistema Fecomércio RN. A exposição fica aberta para visitação na Galeria Sesc até o dia 15 de maio de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com a presença de um mediador em artes visuais. O acesso é gratuito.

Ainda dentro dos projetos de cultura, o Sesc realiza o Combo Cultural, que leva turmas para uma visitação mediada na Galeria Sesc Cidade Alta, exibição de filmes e bate-papo sobre arte e literatura na biblioteca do Sesc Rio Branco. O combo também ocorre na unidade Sesc Zona Norte, com as ações na biblioteca, contação de histórias e CineSesc. Para agendar um combo cultural, é necessário entrar em contato com o setor de cultura pelo e-mail: cultura@rn.sesc.com.br .

Galeria Sesc

Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 6ª edição, o projeto selecionou dois trabalhos para compor o calendário de exposições 2020.

A Galeria Sesc é um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Cultura no Sesc

No Sesc, a cultura não é só entretenimento, mas também mecanismo fundamental para o resgate da cidadania. O Sesc RN valoriza e estimula a produção cultural potiguar por meio de programações em artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, biblioteca e multilinguagens.

Serviço:

O quê? Exposição “Nação Zambêracatu estreia na Galeria Sesc Cidade Alta, em Natal.

Onde? Galeria Sesc Cidade Alta. Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN.

Quando?

Vernissage: 4 de março, às 19h. Aberta ao público

Visitação: 5/3 a 15/5 (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 17h.

Agendamento de grupos: (84) 3133-0360.

Acesso gratuito.

Outras notícias

Pular para o conteúdo