18 de fevereiro de 2014

Fecomércio sedia Convenção de Negociação Coletiva entre a Sindigel e os empresários do setor

A sede da Fecomércio foi palco, nesta segunda-feira, 17.02, da 3ª Convenção Coletiva de Trabalho, entre o Sindicato dos Trabalhadores da Refrigeração (Sindigel) e os empresários da área. Como não há sindicato patroal neste ramo, a Fecomércio é quem representa a classe, através do vice-presidente, Luiz Lacerda.

O acordo foi satisfatório para ambas as partes, como explica Lacerda: “Conseguimos chegar a denominadores comuns com relação ao reajuste salarial e aos auxílios oferecidos aos trabalhadores, como a cesta básica. E possíveis cursos de capacitação oferecidos aos trabalhadores. Esperamos que as classes cumpram o acordo e nos colocamos à disposição para as próximas negociações.

Muitos foram os pontos discutidos durante a reunião. Entre os quais, destacam-se o reajuste salarial para os trabalhadores, que terão um aumento de 7% retroativo ao mês de janeiro. O piso da categoria também também sofreu reajuste de 7,5%.  Com relação as horas extras, o funcionário que ultrapassar seu horário de trabalho receberá um adicional de 50% sobre o horário normal. Aos domingos e feriados, o adicional será de 100%.

Os empresários do setor também terão que fornecer o auxílio cesta básica aos colaboradores, mas é facultada ao empregador a entrega da cesta ou o pagamento em espécia da mesma, onde o valor acordado é de R$ 60. A empresa que investir da capacitação do colaborador, poderá arcar com o valor equivalente à 50% do valor do curso. Contudo, só será agraciado com o benefício o funcionário que estiver trabalhando há pelo menos seis meses na empresa.

Outros pontos também foram discutidos durante a convenção, como o contrato por tempo de experiência, garantias ao trabalhador que sofrer acidente no local de trabalho, o tempo da jornada de trabalho, o período de férias dos colaboradores e a vigência do acordo firmado durante a reunião.