19 de maio de 2017

Fecomércio RN sedia Seminário estratégico “Terra do Petróleo”

Evento discutiu ações e estratégias para a retomada da exploração do petróleo em terra na Bacia Potiguar

O auditório da Fecomércio RN foi palco, na tarde desta sexta-feira, 19.05, do 1º Seminário Estratégico “Terras de Petróleo”, que discutiu a atual situação da Bacia Potiguar. Nos anos 90, a Bacia Potiguar chegou a produzir mais de 100 mil barris de petróleo por dia em sua parte terrestre. Hoje a produção oscila hoje entre 60 e 70 mil barris por dia. Com isso, muitas empresas fornecedoras da Petrobras foram atingidas pela redução dos investimentos, especialmente na região mossoroense.

Para o diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, Michelson Frota, que representou o presidente Marcelo Queiroz no Seminário, existe uma relação direta entre a atividade petrolífera e setor de Comércio e Serviços. “O comércio de Mossoró e da Região Oeste como um todo tem vivido este drama há pelo menos cinco anos. Algumas fontes dão conta de que, apenas de 2014 para cá, foram mais de cinco mil empregos perdidos em toda cadeia ligada à atividade petrolífera. Isto, claro, se reflete diretamente nas vendas, e por consequência, no potencial de geração de empregos dos comerciantes de produtos e serviços”, afirmou.

O secretário de Estadual do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevêdo, disse que a exploração de petróleo, é uma atividade que faz parte dos recursos próprios do RN. “A atividade ainda é de grande importância para o estado, para pequenos e grandes produtores. Qualquer discussão que possa beneficiar e promover a geração de emprego, renda e desenvolvimento social é muito bem-vinda”.

“É um tema de grande relevância do ponto de vista econômico e social, tanto para o Rio Grande do Norte quanto para o Ceará. Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado, me coloco à disposição para levar esta discussão ao Congresso Nacional”, propôs a senadora Fátima Bezerra. Já o senador Garibaldi Alves Filho disse que “a minha participação aqui hoje é para ouvir dos técnicos no assunto o que nós, da classe política, podemos fazer para ajudar nesta retomada da atividade de exploração de petróleo em terra na Bacia Potiguar”.

O seminário discutiu as ações e proposições para a revitalização das atividades de petróleo em terra, em especial no contexto do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (Reate) para os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, onde se localiza a Bacia Potiguar.

O Reate é uma iniciativa da Secretaria de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, que está mobilizando entes públicos, lideranças empresariais e de trabalhadores da indústria para discutir e implementar medidas que ajudem o processo de revitalização da atividade petrolífera em terra.

O presidente do Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, destacou que desde foi sancionada a lei do petróleo, em 1997, esta é a primeira vez que estão na mesma mesa de discussão representantes dos empresários e dos trabalhadores da atividade. “Queremos deixar claro que a atividade não morreu, apenas precisa de uma revitalização. E mais uma vez o Rio Grande do Norte saiu na frente quando formou, aqui mesmo na Fecomércio, na manhã de hoje, a Comissão Interestadual do Reate para a Bacia Potiguar”.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, Michelson Frota, e o diretor Executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz, foram nomeados representantes, titular e suplente, da Fecomércio RN na Comissão Interestadual do Reate para a Bacia Potiguar. Outras entidades que estão representadas são: a Agência Nacional do Petróleo, Empresa de Pesquisa Energética, Petrobras, Federações das Indústrias do RN e Ceará, sindicatos patronais e de funcionários de produtores de petróleo e universidades públicas e particulares.

Também participaram do Seminário o presidente do Sindicato das Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Combustíveis do Estado do Rio Grande do Norte (Sipetro RN), Fernando Lucena; o coordenador-geral da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis do Ministério das Minas e Energia, Clayton de Souza Pontes; o coordenador de Áreas Terrestres da Agência Nacional de Petróleo, José Fernandes de Freitas; o secretário executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Anabal Santos Júnior; o coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN, José Antônio de Araújo; representantes da UFRN, IFRN, Senai e Sebrae, além de outras entidades e empresários interessados na atividade.