16 de janeiro de 2015

Fecomércio RN lidera convenção coletiva de reajuste salarial

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) foi o local escolhido para a Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindicato dos trabalhadores em mecânica refrigerista, técnicos em lavadoras e ar-condicionado, refrigeração veicular em geral, consultores técnicos em vendas de peças em refrigeração do Rio Grande do Norte (Sintgel/RN) e os empresários do segmento. A reunião foi liderada pelo vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Antonio Lacerda, e aconteceu nesta sexta-feira (16), na sede da entidade.

Após duas reuniões e negociações entre sindicato e empresas do segmento de refrigeração, a categoria terá reajuste de até 8%, sendo aceitável para as partes envolvidas. O piso da categoria será acrescido em 8%, as categorias Auxiliar II e III, Mecânico I, II, III e o técnico de refrigeração terão reajuste de 7,5% e os cargos administrativos e comerciais, aumento de 7%.

O presidente do Sintgel, Francisco Sena, elogiou a atitude da Fecomércio e dos empresários em dialogar com a categoria. “É muito bacana essas reuniões. A Fecomércio e os patrões atendem bem, não temos do que reclamar”, afirmou.

O líder dos empresários do segmento, Pedro Campos, comentou a importância das convenções que “permitem um canal de diálogo entre os empresários e os funcionários para encontrar soluções”.

“Cada um cedeu um pouco e chegamos a uma conclusão, os funcionários terão um ganho real, o que é bom. Além de criarmos um diálogo permanente, junto à Federação”, declarou. Campos agradeceu o apoio da Fecomércio nas negociações patronais, “sem isso, não teríamos bons resultados”.

O vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Antonio Lacerda, avaliou como satisfatória as reuniões entre empregados e empregadores. Lacerda explicou que a Federação participa das negociações por o segmento não ter representatividade formalizada.

“Esse é um dos papéis da Fecomércio, negociar os acordos de salários. O segmento foi provocado e nós convocamos os empresários que lidam no dia-dia com os seus funcionários. É um serviço da Fecomércio que prestamos as categorias”, encerrou.