19 de dezembro de 2014

Fecomércio RN homenageia empresários de Macaíba com Mérito Luiz Cúrcio Marinho

A noite de quinta –feira foi de homenagens e apresentação de números. O Sistema Fecomércio RN, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, promoveu a entrega do Mérito Luiz Cúrcio Marinho a três empresários da cidade e apresentou um balanço das ações do Sistema em 2014. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Criado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba e pela Câmara de Dirigentes Lojistas local, a terceira edição do Mérito Luiz Cúrcio Marinho homenageou os empresários Luiz Pereira da Silva, Marinalva Santos de Lima Saraiva e Venício Gama.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, afirmou que a noite era especial, um momento de congraçamento entre os empresários macaibenses e a oportunidade de prestar contas de toda a gama de atividades e projetos levados à cidade. “É sempre uma enorme alegria retornar a esta terra abençoada, berço de ilustres norte rio-grandenses. O Sistema, pelo Sesc e Senac, conta com um amplo programa de ações sociais e de qualificação e capacitação profissional de trabalhadores do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, declarou Queiroz.

Em seu discurso, o presidente da Federação listou que pelo Senac, presente há 21 anos no município, foram efetuadas mais de duas mil matriculas, sendo 65% feitas gratuitamente pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), e mais outros 629 estudantes do Senac pelo Pronatec.

Já com o Sesc, as ações foram diversas, como o Brincando nas férias, onde foram feitos 1.179 atendimentos a crianças de 4 a 12 anos; o CicloSesc que alia lazer e o turismo local; os Jogos do Comerciários, uma competição sadia entre os colaboradores das empresas filiadas ao sindicato; com o projeto Circuito Saúde inúmeros serviços de odontologia, oftalmológico e nutricional foram prestados a comunidade local; dentre outros.

“Esses são números superlativos, que bem demonstram o total engajamento do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac na busca da melhoria das condições de vida dos comerciários, dependentes e a comunidade de Macaíba”, e acrescentou, “todo esse trabalho é aqui desenvolvido com a firme parceria do nosso Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, do presidente Luiz Antônio Bezerra Lacerda, também vice-presidente da Federação”.

Luiz Antônio Bezerra Lacerda, natural de Macaíba, comentou que o Mérito Luiz Cúrcio Marinho é uma maneira de premiar e reverencias as pessoas que promovem, com grandes esforços, o desenvolvimento do município.

“Tenho certeza de que as homenagens que estamos prestando dignificam e honram a todos os macaibenses. Devo ao amigo, presidente do Sistema Fecomércio RN, a gratidão por ter me dados todo o apoio e estrutura necessários para realizar este evento”, agradeceu.

Ele ainda reforçou a importância do trabalho dos três homenageados, “obrigado por terem feito por merecer este troféu, cada um com sua historia, seu suor, seu trabalho”.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da CDL Macaíba, Giovanne Montine e prefeito de Macaíba, Fernando Cunha.

Biografia dos homenageados

Luiz Pereira da Silva

A vida de Luiz Pereira da Silva foi marcada por dificuldades, porém não o desestimulou para vencer na vida empresarial. Com a ajuda da esposa, Terezinha Lucas Pinheiro, ele começou a vender salgados na porta de duas escolas. O sucesso foi tanto que eles aumentaram o espaço, surgindo o Bar Coqueiral, nome dados por amigos e clientes, comercializando diversos produtos. Cansados do trabalho árduo da vida noturna que o bar demandava, o casal aumentou o prédio e o Bar Coqueiral virou o Mercadinho Coqueiral, sendo a base de para o sustento dos quatro filhos.

Marinalva Santos de Lima Saraiva

A única mulher homenageada da noite, Marinalva coordenada empresas em três tipos de segmento comerciais em Macaíba, um restaurante, buffet e serviço de aluguel de mesas e cadeiras. Aos 13 anos, saiu da casa dos pais e veio para Macaíba, onde deu inicio aos negócios. Desde cedo, começou a trabalhar, conciliando com os estudos. Aos 19 anos, casada, começou com o esposo um mercado, que um ano depois deu lugar a um restaurante, segmento em déficit no município. Esse foi o primeiro passo de sucesso da empresária, que depois abriu o primeiro buffet de Macaíba, logo em seguida, começou os serviços de aluguel de mesas e cadeiras.

Venício Gama

Aos nove anos, Venício começou a trabalhar, junto ao pai, como feirante. Aos 19 anos, passou no vestibular de Indústria Têxtil, mas não conclui devido ao trabalho, ainda ajudando o pai nas feiras livres. Em 1987, iniciou a pequena loja de varejo que em seguida tornou o Supermercado Gama. Em 2002, voltou aos estudos e concluiu o curso de Marketing e Vendas e em 2003, com auxilio da esposa Sandra Karine de Castro Gama, expandiu os negócios, inaugurando duas lojas do Favorito Supermercados. Hoje, a rede possui quatro lojas, em pleno crescimento.