Notícias

16 de junho de 2014

Fecomércio e demais entidades vão ao TRT externar preocupação com poucos ônibus circulando em Natal

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 16.06, coordenada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz colocou em pauta a questão dos horários de funcionamento do comércio em Natal durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Fifa 2014. Mas, no debate, a questão da greve dos Rodoviários, que tem reduzido drasticamente a quantidade de ônibus em circulação na capital surgiu como ponto mais preocupante.

Participaram da reunião, representantes da CDL Natal, de shoppings da cidade e os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do RN, George Ramalho; da Associação Comercial do RN, Itamar Maciel; e da Associação do Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Dernerval Sá.

Sobre os horários, o grupo decidiu que nos dias de jogos em Natal, por enquanto, nada muda. O funcionamento do comércio continuará normal. Já nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o comércio de rua continuará fechando duas horas antes do início de cada partida e não reabrindo após o seu término.

A única alteração se deu com relação aos horários dos shoppings, que antes estavam fechando uma hora antes e reabrindo uma hora depois de cada partida da seleção canarinho. “Decidimos que os shoppings irão divulgar abertura facultativa para suas lojas após as partidas. Apenas as praças de alimentação irão retomar suas atividades. Esta decisão se deu porque temos verificado um movimento muito fraco depois dos jogos. Mas também vimos que grande parte da responsabilidade pelo menor movimento pós-jogos se deve ao fato de que a determinação judicial, de manter até 90% da frota em circulação, não vem sendo respeitada e a quantidade de ônibus em circulação na cidade tem sido ínfima, incapaz de atender à população”, explica o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.

Queiroz e todos os participantes da reunião concordaram que o comércio natalense tem arcado com imensos prejuízos em virtude da falta de ônibus. “Estamos em um momento em que deveríamos estar faturando alto. Nos preparamos para a Copa e agora temos que arcar com estes prejuízos, que a forma como a greve vem sendo conduzida, está nos impingindo”, disse o diretor da CDL Natal, Afrânio Miranda.

O presidente Marcelo Queiroz marcou para esta terça-feira, 17, na sede do TRT, audiências de todos os representantes do Comércio e Serviços que estão acompanhando o assunto com o presidente, desembargador José Rêgo Júnior; e vice-presidente do TRT RN, desembargador Carlos Newton de Sousa Pinto. “Vamos fazer um apelo ao desembargador que faça cumprir a Legislação, mantendo uma parte considerável da frota de ônibus em circulação de forma a reduzir nossos prejuízos enquanto durar a greve dos Rodoviários”, diz Queiroz.

 
 
 

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo