12 de junho de 2014

Fecomércio e CDL Natal se reúnem com secretário de Segurança do Estado para debater Copa em Natal

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, recebeu no final da tarde desta quarta-feira (11), na sede da entidade a visita do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, General Eliéser Girão Monteiro Filho. Queiroz estava acompanhado do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Amauri Fonseca. Na pauta, a questão da segurança durante os dias de Copa do Mundo em Natal e a preocupação do comércio com as eventuais manifestações violentas que tragam prejuízos aos estabelecimentos.

“Estamos vivendo um momento positivo para nossa cidade, quando teremos uma superexposição nossa na mídia. A Copa trouxe investimentos públicos, aqueceu nossa economia, está movimentando o comércio, os serviços, gerando emprego e renda para nosso povo. Cabe a cada potiguar zelar para que nós possamos realizar uma grande Copa, em todos os aspectos, para que possamos, também, colher os frutos do Pós-Copa. Passamos muito tempo nos queixando da falta de divulgação do destino Natal e a consequente crise do nosso turismo (que afeta, por tabela, toda a economia deste estado). Quando temos a chance de nos mostrar para o mundo, não podemos deixar que manifestações violentas e sem nenhuma possibilidade de efeito prático estraguem isso. Este precisa ser um compromisso de todos nós”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.

O presidente da CDL Natal, Amauri Fonseca, fez côro a Queiroz. “Este tempo do ‘não vai ter Copa’ passou. A Copa é uma realidade. A hora agora é de colhermos juntos tudo o de bom que ela traz consigo. O protesto contra o que alguém achar que está errado deve ser registrado em outubro, nas urnas”, disse ele.

Marcelo Queiroz externou ao secretário Eliézer Girão sua preocupação, também, com a integridade da população que for aos estádios ou aos estabelecimentos comerciais e de serviços e, ainda, com a garantia da integridade dos próprios estabelecimentos. “Na hora em que temos a cidade cheia de visitantes, que o clima de Copa estimula o consumo, não podemos deixar que vândalos, à frente de incompreensíveis manifestações violentas, tolham o direito da maioria. O direito ao trabalho, o de ir e vir, o direito da propriedade, da integridade física”, pontuou o presidente da Fecomércio, reforçando ainda que, aquecido, o setor de Comércio e Serviços – que já é um dos principais pilares da nossa economia – é capaz de gerar ainda mais emprego e renda para todos os potiguares.

O secretário de Segurança fez questão de afirmar que todo um aparato, inédito no estado, estará nas ruas para garantir uma Copa em paz na cidade de Natal. “Temos equipamentos, fizemos treinamentos, teremos apoio de tropas federais, da Polícia Federal, da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e da Polícia Rodoviária Federal. Montamos toda uma estrutura para fazer bem o nosso trabalho. Posso garantir que quem for às ruas descumprir a Lei, de alguma maneira irá se deparar com esta estrutura. Mas nada disso dispensa a participação de toda a população de bem. É ela a nossa parte mais forte. Contamos com a ajuda, o apoio, a denúncia, de todos os cidadãos de bem desta cidade e deste estado para se somar ao nosso esforço de forma a garantirmos uma Copa do Mundo em paz e que só deixe coisas boas para nossa cidade”, afirmou ele.