Notícias

17 de janeiro de 2018

Exposição no Sesc exibe tapeçarias de Dorian Gray

No próximo dia 24 de janeiro, completa-se um ano que o Rio Grande do Norte perdia um dos seus maiores artistas: falecia o escritor, poeta e artista plástico potiguar Dorian Gray Caldas. Para marcar a data, o Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, realiza uma exposição com 13 tapeçarias do artista (uma das facetas em que ele exprimiu todo o seu talento). “Cores e Ofícios: os tapetes de Dorian Gray” ficará em cartaz entre os dias 17 de janeiro e 9 de fevereiro no Sesc Cidade Alta, em Natal, com entrada gratuita.

A tapeçaria, elaborada entre as décadas de 1970 e 1990, integra o acervo da Fecomércio RN, composto ao todo por 19 obras de Dorian Gray. No Sesc, as peças encontram-se nas unidades Cidade Alta e Macaíba. Esta é a segunda exposição do artista realizada pela instituição. A primeira foi em 2009, em comemoração aos 60 anos do Sistema Fecomércio.

Sobre o artista

Nascido em Natal no dia 16 de fevereiro de 1930, Dorian Gray realizou sua primeira exposição na década de 50, quando organizou o 1º Salão de Arte Moderna de Natal, junto com os pintores Newton Navarro e Ivon Rodrigues.

Desde então, produziu mais de 10 mil obras em pintura a óleo, gravuras, bicos de pena, desenho, painéis, tapeçarias e escultura. Seu talento artístico é reconhecido internacionalmente. Dorian faleceu vítima de pneumonia e problemas renais.

Sobre a Galeria Sesc

A exposição “Cores e ofícios: os tapetes de Dorian Gray” consiste em uma edição especial do projeto Galeria Sesc. Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua quarta edição, o projeto selecionou seis trabalhos para compor o calendário de exposições 2018. Foram escolhidos “A estrada é longa” de Lucas MDS; “Cidade invisível”, de Mário Rasec; “Interferência urbana”, de Flávio Aquino; “Modern violence”, de Matthieu Duvignaud; “Siso oro – imagens falantes”, de Antônio Gil; e “Tropicália neobarroca ou tropifagia dos sentidos”, de Isaías do Nascimento.

Cada selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.300 brutos. Além do cachê, o Sesc disponibiliza recursos técnicos e financeiros para a produção das exposições, assessoria em arte-educação e mediação cultural, totalizando R$ 48 mil investidos.

A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal que conta com mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais desenvolvem o papel de elo entre o público visitante e as obras de artes. Além de contextualizar o espectador sobre a exposição, o profissional desenvolve ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares.

Serviço:

O quê? Exposição no Sesc exibe tapeçarias de Dorian Gray
Quando? De 17 de janeiro a 09 de fevereiro | Segunda a sexta-feira | Das 9h às 17h
Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33, Cidade Alta, Natal, RN
ENTRADA GRATUITA

Outras notícias

Pular para o conteúdo