Notícias

27 de novembro de 2017

Expectativa de inflação do consumidor recua para o menor nível desde 2008

A expectativa dos consumidores brasileiros para a inflação nos próximos 12 meses recuou de 6,4% para 5,9% de outubro para novembro. A taxa estimada é a menor desde fevereiro de 2008, quando chegou a 5,8%. A pesquisa é da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na distribuição por faixas de inflação, 47,6% dos consumidores projetaram inflação dentro do limite de tolerância do Banco Central (de 3% a 6%).

Consumidores das quatro faixas de renda estimam queda da inflação, principalmente os que ganham acima de R$ 9.600. Eles preveem a inflação nos próximos 12 meses abaixo da meta de 4,5%.

“O fator que mais contribui para essa tendência de queda das expectativas é a percepção da inflação atual, IPCA acumulado em 2017, e a repercussão positiva relacionada ao controle dos preços. Seguindo a mesma linha de raciocínio dos últimos meses, espera-se que a expectativa de inflação dos consumidores feche o ano no patamar de 5%”, afirma o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV/IBRE.

A prévia da inflação oficial está acumulada em 2,77%, acima dos 2,71% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Fonte: G1 Economia

Outras notícias

Pular para o conteúdo