Notícias

21 de fevereiro de 2017

Escola Sesc de Ensino Médio no Rio de Janeiro receberá mais quatro potiguares, três de Caicó e uma de Macaíba

Emoção, euforia e alegria. Eram esses os sentimentos dos quatro novos potiguares que irão ingressar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro. Os caicoenses Wiliana Medeiros, Matheus Medeiros e Arthur Junqueira, e a macaibense Jéssica Alves serão os representantes do Rio Grande do Norte que irão estudar na Esem a partir de março deste ano. Eles se somarão a outros 34 potiguares que, desde 2008, ou já concluíram ou ainda estão cursando o Ensino Médio na instituição.

Para confraternizar e repassar um pouco da instituição que será a casa dos alunos pelos próximos três anos, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ofereceu um almoço aos estudantes e seus familiares nesta terça-feira (21). Também participaram do momento a diretora Regional do Sesc, Jeane Amaral; colaboradores do setor de Educação do Sesc, e ex-alunos da Esem do RN.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, parabenizou os alunos e “já os considera vencedores”, uma vez que disputaram as quatro vagas destinadas ao Rio Grande do Norte com 223 concorrentes. No geral, são ofertadas 164 vagas para todo o país.

“A Esem é uma escola de primeiro mundo que oferece uma formação completa que inclui, além da grade pedagógica normal, aulas de Inglês, Espanhol, música, teatro e a prática de esporte. Há toda uma gama de conteúdo para os jovens de todo o Brasil. Desejo sucesso e que os meninos aproveitem a oportunidade, que é ímpar”, acrescentou Queiroz.

A diretora Regional do Sesc RN, Jeane Amaral, comentou que a ansiedade dos jovens é normal, já que se trata de uma grande mudança de vida. Os alunos estudarão em período integral, morando na instituição, junto com professores e gestores.

“Aqui, os novos alunos podem trocar experiências com quem já vivenciou isso na Esem e também demonstra o cuidado do Sesc, que está a inteira disposição das famílias, para tranquilizar os pais. A ida para a Esem é uma oportunidade para uma boa formação pessoal e profissional”, afirmou Jeane.

A Esem é uma escola de referência no país, com turmas de no máximo 15 alunos que recebem todo o suporte acadêmico, com sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, atividades artísticas, culturais e esportivas, além de intercâmbio com escolas norte-americanas. Além dos quatro selecionados para este ano, outros 34 alunos potiguares já concluíram o ensino médio na escola.

“Quando eu soube da Esem, pesquisei, vi que ali era onde eu queria estar. Espero ampliar meu conhecimento, uma oportunidade para eu ter um ensino melhor, já pensando no meu futuro”, declarou Wiliana Medeiros, mais nova aluna da Esem. A mãe, Selma Medeiros, era só orgulho da filha e acredita que na Esem a filha terá um bom futuro.

Matheus Medeiros ressaltou que a escola “é o Brasil comprimido em um só lugar” e espera conhecer a cultura dos futuros colegas de outros estados brasileiros. Ele também almeja fazer intercâmbio.

Ex-alunos do Rio Grande do Norte da Esem também participaram do encontro. Um deles é Jhordan Nascimento Andrade, concluinte em 2016. Ele já fez inclusive o Enem e passou em três universidades. “Minha aprovação foi graças à minha experiência na Esem. Vocês vão ficar mais fortes, as experiências lá irão engrandecer vocês por toda a vida”, concluiu, se dirigindo aos colegas novatos.

Judas Tadeu foi aluno da primeira turma da Esem e para ele a escola é um sonho. “Lá não existe diferença social. A educação transformou a minha vida e a Esem mudou a minha vida”, encerrou.

Também participaram do encontro a diretora de Programas Sociais do Sesc, Ilsa Galvão; a diretora Administrativo-Financeira do Sesc, Elza Izac; a gerente de Educação do Sesc, Zeni Aguiar; a coordenadora de cursos do Sesc, Iriane da Costa; e o diretor da Escola Sesc Macaíba, Rafael Melo.

Outras notícias

Pular para o conteúdo