18 de setembro de 2017

Demanda do consumidor por crédito cresceu 9,9% em agosto, aponta Serasa Experian

Baixa renda puxou alta na procura por crédito na comparação com o ano passado

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em agosto de 2017 cresceu 9,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior (agosto/16). No acumulado do ano até agosto/17 a busca do consumidor por crédito avançou 4,3%. Na comparação com o mês imediatamente anterior (julho/17) houve alta de 5,9% na demanda do consumidor por crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a quarta alta interanual consecutiva deste indicador revela que o consumidor está retornando ao mercado de crédito, influenciado pela redução da inflação, pela queda dos juros e pelo início de um processo de recuperação gradual do emprego formal.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em agosto/17 ocorreu em todas as faixas de renda. Para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês o avanço foi de 23,4%. Para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000, a alta foi de 8,8%. Para quem ganha entre R$ 1.000 e R$ 2.000 o crescimento foi de 8,3%. Para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais, o avanço em agosto/17 foi de 8,2% e, para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000, a alta foi de 7,8%. Por fim, os consumidores de renda mensal acima de R$ 10.000, a demanda por crédito cresceu 7,8% em agosto/17.

Na comparação com o período acumulado de janeiro a agosto do ano passado, a procura do consumidor por crédito cresceu 8,5% para quem recebe até R$ 500 por mês, 5,1% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, e 3,3% para quem recebe entre R$ 1.000 e R$ 2.000. A demanda por crédito acumulada no período de janeiro a agosto de 2017 subiu 2,3% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês e se expandiu 1,7% para os que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês. E para quem recebe mais de R$ 10.000 mensais houve alta de 2,3% na demanda por crédito nos primeiros oito meses de 2017.

Análise por região

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em agosto/17 ocorreu em todas as regiões do país. As maiores foram de 17,6% no Nordeste, de 15,9% no Norte e de 10,0% no Sudeste. No Sul a expansão foi de 4,0% e no Centro-Oeste de 3,2%.

Nos primeiros oito meses de 2017, a demanda do consumidor por crédito recuou apenas no Centro-Oeste (-0,2%). Nas demais regiões ocorreram expansões de 7,2% no Norte, 8,1% no Nordeste, 3,5% no Sul e 3,7% no Sudeste.

A série histórica deste indicador está disponível em http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia no site noticias.serasaexperian.com.br e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

*Fonte: Serasa Experian