20 de janeiro de 2015

Demanda das empresas por crédito sobe 5,0% em 2014, aponta Serasa Experian

Micro e pequenas empresas puxaram a demanda por crédito no ano passado

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve crescimento de 5,0% na procura empresarial por crédito em 2014 na comparação com o ano de 2013. Foi o melhor resultado da demanda das empresas por crédito nos últimos 4 anos.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a crescente formalização dos negócios (aumento da participação dos Microempreendendores Individuais – MEIs – no conjunto das empresas formalmente constituídas no país), a qual se intensificou entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, impulsionou a demanda por crédito das empresas em 2014, mais que compensando os efeitos adversos conjunturais (juros altos e economia estagnada) que se fizeram presentes ao longo de todo o ano passado.

Análise por porte

No ano de 2014, as micro e pequenas empresas exibiram o melhor desempenho em termos de demanda por crédito: alta de 5,6% frente 2013. Nas grandes empresas, a busca por crédito registrou elevação bastante próxima à das micro e pequenas empresas em 2014: alta de 5,4%. Já nas médias empresas, o desempenho da demanda por crédito em 2014 foi negativo, recuando 4,2% em relação ao verificado no ano de 2013.

Análise por setor

No ano de 2014, a expansão da demanda empresarial por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 7,0% frente ao ano de 2013. Na indústria, a busca por crédito evoluiu 3,0% no período de janeiro a dezembro de 2014. Por fim, no setor comercial, a alta da demanda por crédito foi de 3,7% no período acumulado de janeiro a dezembro de 2014 perante mesmo período acumulado de 2013.

Análise por região

No ano de 2014, as regiões Norte e Centro-Oeste exibiram os maiores avanços em termos da demanda empresarial por crédito, com altas de 10,7% e de 9,9%, respectivamente, frente ao mesmo período do ano passado. No Nordeste o avanço no acumulado de 2014 foi de 6,4% frente ao ano de 2013. Por fim, nas regiões Sul e Sudeste as altas de demanda empresarial por crédito foram bem menores no ano passado, de 3,3% e de 3,1%, respectivamente, na comparação com janeiro a dezembro de 2013.

*Fonte: Serasa Experian