9 de julho de 2014

CÚPULA DA AERONÁUTICA NO RN ELOGIA PROPOSTA DA FECOMÉRCIO DE NOVO USO PARA ÁREA DO AUGUSTO SEVERO

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, entregou na manhã desta quarta-feira, 9, aos comandantes da Base Aérea de Natal (BANT), Coronel André Luiz Gomes Monteiro; e da Primeira Força Aérea (I FAE), Brigadeiro Hudson Costa Potiguara, cópias da proposta da entidade para o novo uso da área ocupada pelo terminal de passageiros, estacionamento e terminal de cargas do Aeroporto Augusto Severo, desativado desde o final de maio, após a entrada em operacão do Aeroporto Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

“Nós vínhamos nos ressentindo da falta de um contato das entidades empresariais, que têm demonstrado interesse em debater o uso daquele espaço, conosco aqui da Aeronáutica. Oficialmente, aquela área volta ao nosso controle a partir do próximo dia 31 de julho e até agora ainda não havia sido feito este contato, não havia sido aberto o diálogo. Temos nossas ideias para lá, mas estamos, sim, totalmente abertos a sugestões que sejam exequíveis”, afirmou o comandante da BANT, Coronel Monteiro.

Os oficiais explicaram que toda a área é de propriedade da Aeronáutica e a cessão de uso para a Infraero, operadora do antigo aeroporto, foi automaticamente extinta a partir do momento em que a atividade para a qual foi feita a cessão deixou de ser exercida ali. O Coronel Monteiro explicou que a cessão se destinava à atividade aérea e aeroportuária civil. “Acontece que, por força do contrato de concessão do novo aeroporto, a retomada desta atividade no Augusto Severo foi totalmente descartada após a entrada em funcionamento do aeroporto Governador Aluizio Alves. Não foi a Aeronáutica que pediu ou determinou assim. Mas temos obrigação de assumir a área e garantir sua segurança”, ressaltou o comandante.

Monteiro não entrou em maiores detalhes sobre os planos que a Aeronáutica teria para a área, mas afirmou que a proposta da Fecomércio está “muito próxima” do que está sendo estudado. “Nós queremos ouvir estas ideias e somá-las às nossas. Temos consicência de que aquela área precisa ser utilizada também para promoção do desenvolvimento econômico do estado. Mas precisamos conciliar isto com os requisitos de segurança, afinal, estamos falando de um espaço que fica encravado na Base Aérea de Natal”, disse ele.

Os militares também ressaltaram que pretendem acompanhar a divulgação do estudo detalhado de opções para uso da área, que será apresentado pela consultoria Macroplan – que toma como base a proposta inicial da Fecomércio – dentro do projeto Mais RN, no próximo dia 18 de julho. “Vamos ouvir, debater, somar ideias e esforços. Mas é importante frisarmos que a decisão final será do Estado Maior da Aeronáutica, em Brasília”, afirmou Monteiro.

A ideia apresentada pela Fecomércio é criar um complexo comercial e cultural no espaço, com a implantação de um novo Centro de Convenções – para atender à demanda reprimida do chamado Turismo de Eventos em Natal -, um Museu Aeroespacial e um complexo comercial (que daria a sustentação financeira do projeto). Tudo isso em uma área de aproximadamente 42 hectares

O presidente Marcelo Queiroz saiu satisfeito da reunião. “Nós montamos esta proposta há cerca de dois anos e já havíamos levado-a ao Governo do Estado e à Prefeitura de Parnamirim. Fico satisfeito de saber que ela está em consonância com o que pensa a Aeronáutica, o que, a meu ver, dá a ela maiores chances de ser viabilizada, mesmo que com alguns ajustes, o que é perfeitamente compreensível. Esta reunião de hoje também foi importante para abrir este canal com a cúpula militar aqui no estado. Com isso poderemos nos aprofundar e encontrar, juntos, a melhor forma de continuarmos tendo ali um espaço que contribua diretamente com nosso desenvolvimento. Um complexo que se integre ao turismo que é um dos pilares da nossa economia”, afirmou ele.

Queiroz esteve acompanhado na visita do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Silvio Bezerra; o director superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo; o vice-presidente da Fiern, Pedro Terceiro de Melo e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Sílvio Torquato.