Notícias

19 de julho de 2018

Confiança do comércio atinge nível mais baixo desde agosto de 2017, aponta CNC

A confiança dos empresários do comércio atingiu o nível mas baixo desde agosto de 2017, segundo indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgado nesta quinta-feira (19).

Apurado pela CNC, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio registrou queda de 4,3% este mês – a maior retração desde agosto de 2015 (-4,7%).

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou para 103,9 pontos no mês de julho. Na comparação com junho, a queda foi de 4,3% na série com ajuste sazonal, a maior retração desde agosto de 2015 (-4,7%). Na comparação com julho de 2017, entretanto, houve aumento de 2,3%.

Segundo a pesquisa, para 69,4% dos empresários do comércio entrevistados, houve piora no cenário econômico em julho.

“Tanto a insatisfação com a situação atual quanto as expectativas para o crescimento da economia impactaram significativamente o indicador de confiança de julho”, afirma Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.

O levantamento mostra também que, embora a maior parte dos varejistas (73,2%) ainda acredite na melhora da economia nos próximos meses, o grau de otimismo caiu ao menor patamar dos últimos dois anos. O componente que mede as expectativas dos comerciantes registrou recuo de 2,2% na variação mensal e queda de 1% na comparação com julho de 2017.

A intenção de investimento caiu 1,8% em relação a junho. Já a intenção de contratação nos próximos meses recuou -2,8%.

“A maior parte dos empresários (56,9%) pretende contratar trabalhadores nos próximos meses. Esse percentual, no entanto, já difere significativamente da proporção de varejistas dispostos a contratar em janeiro deste ano (61,1%)”, destaca a CNC.

Fonte: G1

Outras notícias

Pular para o conteúdo