25 de setembro de 2014

Confiança da construção cai, e empresas reduzem trabalhadores

A confiança do setor da construção registrou nos três meses até setembro queda de 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o pior resultado desde o início da série. O indicador havia recuado 9,9% nos três meses até agosto.

Em comparação com agosto, o Índice de Confiança da Construção (ICST) de setembro foi ainda pior: o recuo foi de 16,1%, ante queda de 8,4% no mês anterior.

“Pela primeira vez tem-se mais empresas assinalando redução de trabalhadores do que aumento, o que deve repercutir no mercado de trabalho nos próximos meses”, diz Ana Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE.

Segundo a FGV, a queda na confiança foi resultado da piora das expectativas do setor.

Nos três meses até setembro, o Índice de Expectativas (IE-CST) teve queda de 14,5%. O indicador havia recuado 13,5% nos três meses até agosto. A queda do IE-CST foi ainda mais significativa somente em setembro, de 16,8% – em agosto, havia sido de 11,7%.

A percepção sobre a situação atual teve queda de 9,7% no trimestre, e redução de 15,1% no mês de setembro.

*Fonte: G1 Economia