8 de abril de 2014

Comitiva da Fecomércio participa do 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais, em Belo Horizon

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e uma comitiva com onze presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio, participam a partir desta quarta-feira, 9, até a sexta, 11, do 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais, que acontecerá em Belo Horizonte, no espaço de eventos Minas Centro. Com o tema “A Inconfidência do Comércio” – uma referência ao movimento da Inconfidência Mineira -, o CONSIPA aborda a substituição tributária, abrangendo o planejamento e o controle na tributação como fatores decisivos para a sustentabilidade empresarial.

Entre os palestrantes, estarão grandes nomes do cenário econômico nacional, como o secretário da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, que abordará o tema “O novo Simples nacional”; O senador, Aécio Neves, que falará sobre “As alternativas à política tributária nacional”; e o empresário e CEO do Grupo Coteminas, Josué Alencar, com o assunto “Verticalização nas empresas”.

O objetivo do encontro é promover a troca de experiências e conhecimento entre as principais lideranças e representantes sindicais do país, promovendo o desenvolvimento sustentável do comércio e o fortalecimento do sindicalismo patronal.

Para Marcelo Queiroz, “Encontros como este são fundamentais para que os sindicatos filiados ao Sistema CNC/Fecomércio de todo o país possam trocar informações, não apenas sobre questões ligadas ao sindicalismo patronal, mas também à economia como um todo. Os assuntos abordados no CONSIPA são todos palpitantes e com impactos diretos no dia a dia das empresas”.

São esperados cerca de dois mil participantes, entre presidentes, diretores e executivos de aproximadamente mil entidades associativas e patronais, além de lideranças políticas nacionais. Da comitiva da Fecomércio, participam além de Marcelo Queiroz, os presidentes do Sincopeças, Itamar Manso; do Sincofarn, Luzia Diva; do Sindivarejo do RN, George Ramalho; do Sindivarejo Nova Cruz, Raimundo Martins; do Sindivarejo São Paulo do Potengi, Antônio Francisco de Oliveira; do Sindivarejo Santa Cruz, Márcio Macêdo; do Sindivarejo Mossoró, Michelson Frota; do Sindivarejo Assú, Francisco de Assis Barbosa; do Sindivarejo Currais Novos, Helder Araújo; do Sindiatacadista, Sérgio Cirne; do Sindivendas, Jaciratan Ramos; e representando o Sindivarejo Caicó, a vice-presidente, Íldica Vale.

Esta é a primeira vez que a capital mineira sedia o encontro, que tem realização do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas BH), com o apoio do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio do Governo do Estado de Minas Gerais, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Banco do Brasil.