16 de abril de 2014

Circuito Saúde acontece pela primeira vez em Macaíba

Uma manhã inteira de promoção à saúde e várias crianças encantadas com as orientações, é o que se teve na terça-feira (15) em Macaíba, através dos vários atendimentos oferecidos à comunidade durante o circuito.

A abertura contou com a participação de grupo de dança e com um momento de recreação, que colocou a população e principalmente as crianças, para se movimentar. “Eu identifico essa ação de uma forma bastante positiva, pois é, um serviço ímpar de acesso a orientação à saúde, sem falar que muitas pessoas nunca tiveram essa oportunidade”, revela Ilsa Galvão, Diretora de Programas Sociais do Sesc RN.

Os profissionais de educação em saúde, odontologia e nutrição prestaram serviços gratuitos como vacinação, orientações da saúde reprodutiva, teste de glicemia, IMC, HIV, além dos atendimentos oftalmológicos com exames de glaucoma e tracoma. “Esses exames são geralmente de alto custo, por isso, de difícil acesso e tendo em vista, que Macaíba é uma área endêmica de casos de tracoma, não haveria momento melhor” explica Marília Séfora Oftalmologista Coordenadora do Programa de Controle a Tracoma.

As escolas marcaram presença e com isso, várias crianças tiveram contato pela primeira vez com atendimento voltado a saúde, Viedia Teixeira de 12 anos, nunca tinha ido ao odontologista nem sabia ao certo como fazer a escovação correta “agora eu já posso ensinar a minha família” disse.

“A nossa intenção é fazer toda comunidade participante, as crianças, por exemplo, preparamos um convite totalmente lúdico, tinha uma equipe teatral que ia à escola, causando reação de encantamento”, explica Priscila Serpejante, Coordenadora de Educação e Saúde do Sesc RN.

Sobre Circuito Saúde

O evento é mais uma ação de promoção a saúde realizada pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc. Que acontece há quatro anos, e conta com parcerias das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, Sindicatos, Prefeituras e empresas privadas.

Este ano o circuito já aconteceu em Caicó, Mossoró, e agora em Macaíba onde a expectativa é de 6mil atendimentos. No ano passado, os municípios contemplados foram São Paulo do Potengi e Nova Cruz, agora a comitiva segue dia 23/04, com destino à Santa Cruz promovendo saúde em mais uma cidade.