Notícias

25 de maio de 2016

Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN debate com a Semurb projeto de regulamentação da ZPA 7

Área tem enorme potencial turístico e ideia do encontro desta quarta-feira, 25, foi levantar sugestões para o detalhamento desta regulamentação

A Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN (CET) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25, com a equipe técnica e o secretário titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Marcelo Rosado, para discutir o projeto de regulamentação da Zona de Proteção Ambiental número 7 (ZPA 7), área de enorme potencial turístico localizada no bairro de Santos Reis e que engloba o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro.

O coordenador da Câmara, George Gosson, destacou a vocação da capital potiguar para o turismo de sol e mar, e para o turismo náutico, que pode ser fomentado por exemplo, com a construção de uma marina naquela área. Ele relembrou que o Sistema Fecomércio RN está atento ao projeto de lei de uso e ocupação da área desde 2011, no qual realizou seminários e buscou especialistas do setor para apresentar o projeto ao poder público e à sociedade.

“Natal precisa oferecer novos atrativos e uma infraestrutura turística. É uma área extremamente rica no quesito turístico, com a foz do rio Potengi, o Forte dos Reis Magos e outras belezas. É importante essa contribuição para vermos a viabilidade econômica do projeto, que este seja autossustentável ambiental, social e economicamente, e merece algumas sugestões para ser viável”, analisou.

O titular da Semurb, Marcelo Rosado, comentou que a área precisa de regulamentação para que qualquer empreendimento seja executado, além de se tratar de uma área de proteção ambiental. Ele acrescentou que o trabalho já existia na Secretaria e passou por uma consultoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“O projeto já existia, mas não contemplava o desenvolvimento de atividades náuticas, como uma marina. Nesse encontro com os empresários, vamos ter uma outra visão, empreendedora, com a possibilidade de propostas que representem os anseios e desejos para que a área seja desenvolvida pelo turismo”, declarou.

O projeto foi apresentado pela secretária adjunta de Planejamento da Semurb, Florensia Pessoa, mostrando os coeficientes de aproveitamento das áreas, os espaços de proteção ambiental, o que poderá ser feito para recuperação do meio ambiente natural. “Além da marina, há outras atividades que podem ser feitas na ZPA-7, ecoturismo, atividades comerciais, como restaurantes, e o impacto que vai gerar, por exemplo, na praia do Meio”, acrescentou.

Também participaram da reunião, a convite da Fecomércio RN, representantes do Sinduscon, CDL Natal, Secovi, Seturn, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e CREA, entre outras entidades, além de empresários dos segmentos econômicos interessados no projeto.

Ao final da reunião, foi constituído um grupo de trabalho, encabeçado pela Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, responsável pela consolidação das sugestões dadas, que serão formalizadas e entregues à Semurb para avaliação. O projeto será apresentado à sociedade em geral em audiência pública no próximo dia 31, no auditório da CBTU, na Ribeira, às 09h.

Outras notícias

Pular para o conteúdo