Notícias

18 de julho de 2014

Brasileiros estão mais pessimistas com o país, mostra novo índice Datafolha

Utilizando a avaliação feita pelos brasileiros sobre diversos aspectos da vida, o Datafolha elaborou o IDC (Índice Datafolha de Confiança), com o objetivo de medir o sentimento dos brasileiros em relação ao país, bem como a evolução ao longo do tempo desse sentimento e dos aspectos cobertos pelo índice. Para calculá-lo, foram utilizadas as seguintes categorias:

*Avaliação do Brasil enquanto lugar para se viver
*Orgulho ou vergonha de ser brasileiro
*Expectativa da situação econômica do entrevistado
*Expectativa da situação econômica do país
*Expectativa do poder de compra
*Expectativa de desemprego
*Expectativa de inflação

Para cada uma destas questões, subtraiu-se a taxa de menção positiva da taxa de menção negativa, somando-se 100 (para evitar números negativos). O índice geral e os subíndices para cada categoria apresentam valores que variam de 0 a 200.

A partir desse cálculo, o IDC registrou média, em abril, de 109 pontos. Ficaram acima dessa média, considerando os aspectos separadamente, a avaliação do Brasil como lugar para se viver (179 pontos), o orgulho ou vergonha de ser brasileiro (159 pontos) e a expectativa da situação econômica pessoal (159 pontos). Ou seja, esses são aspectos para os quais os brasileiros demonstram um sentimento positivo acima da média.

Para os demais, os resultados são negativos. A situação da situação econômica do país registrou 96 pontos, a expectativa de poder de compra, 89 pontos, a expectativa de desemprego, 62 pontos, e a expectativa de inflação, o aspecto mais pessimista, 17 pontos.

A comparação com resultados de março de 2013, quando o governo da presidente Dilma Rouseff atingiu o ápice de sua popularidade, mostra queda em todos esses aspectos, e, por consequência, no índice geral. À época, o IDC alcançava 148 pontos, e deste então teve queda de 26%. A análise por subíndice mostra que a maior queda ocorreu na expectativa da situação econômica do país, que passou de 167 para 96 pontos, com queda de 71 pontos.

A expectativa sobre o poder de compra registrou a segunda maior queda (57 pontos), de 146 para 89 pontos. Em seguida aparecem expectativa de desemprego (de 114 para 62 pontos), a expectativa de inflação (de 57 para 17 pontos), a situação econômica pessoal (de 184 para 159 pontos), o orgulho ou vergonha de ser brasileiro (queda de 11%, de 178 para 159 pontos), e a avaliação do Brasil enquanto lugar para viver (queda de 5%, de 188 para 179 pontos). O levantamento que deu origem a esse índice foi realizado nos dias 02 e 03 de abril de 2014. Foram feitas 2.637 entrevistas em 162 municípios do país. Não há margem de erro para os resultados apresentados neste índice.

*Fonte: Data Folha

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo