Notícias

2 de outubro de 2017

Banco Central do Brasil recebe prêmio e reconhecimento internacional

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, foi eleito Governor of the Year for Latin America (chefe de banco central do ano para América Latina) pela publicação inglesa GlobalMarkets. Com três décadas de existência, a revista circula durante os encontros anuais promovidos por organismos multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Nós acreditamos que Ilan é um candidato de destaque para o prêmio não apenas por ter conduzido uma acentuada e necessária queda na inflação, mas também por ter colocado o Banco Central do Brasil em condicões de reduzir a meta de inflação no futuro. Investidores e economistas sentem que Ilan restaurou a credibilidade da instituição e do sistema de metas para a inflação”, afirmou o editor executivo da GlobalMarkets, Toby Fildes, em correspondência ao BC.

A última vez que o Brasil recebeu a premiação foi em 2008. A entrega do prêmio será realizada em 14 de outubro, em Washington, durante o encontro anual do FMI.

Melhor rating do Brasil
O presidente do BC recebeu a nota “A-” da revista norte-americana Global Finance, que examina o desempenho dos dirigentes de bancos centrais de 83 países e da União Europeia. Essa é a melhor avaliação já feita ao Banco Central do Brasil e representa a segunda nota mais alta na escala estabelecida pela Global Finance.

“Os bancos centrais estão entrando numa fase delicada, tentando reduzir as políticas de flexibilização monetária (“quantitative easing“) e deixando as economias correrem livremente, mas não é tarefa fácil virar a direção das finanças de um país. Ajustes nas políticas no momento presente permitirão mais opções adiante se a recente recuperação global vier a falhar. Nossas avaliações de performances para esses líderes financeiros mostram que alguns conseguem se manter à frente da curva mesmo em circunstâncias difíceis, enquanto outros são prejudicados por eventos políticos ou econômicos”, informou o editor da Global Finance, Joseph Giarraputo, ao divulgar o ranking dos dirigentes melhor avaliados em 2017.

O levantamento é realizado desde 1994 e avalia os presidentes de bancos centrais em escala que vai de “A” (performance excelente) a “F” (performance fraca), em áreas como controle da inflação, crescimento econômico, estabilidade financeira e gerenciamento das taxas de juros. m presidente do Banco Central do Brasil. Os avaliados com “A” ou “A-”  serão premiados em 14 de outubro, em cerimônia durante o encontro anual do FMI, em Washington.

Os outros presidentes de bancos centrais que receberam a nota A ou A- foram os da Austrália, de Honduras, de Israel, do Líbano, de Marrocos, do Paraguai, da Rússia, de Taiwan e dos Estados Unidos. A edição de outubro da Global Finance vai detalhar os perfis dos 83 dirigentes avaliados.

 

Fonte: Banco Central

Outras notícias

Pular para o conteúdo