Notícias

3 de julho de 2019

Após mais de sessenta dias de ações no Centro de Natal, Programa Sistema em Movimento tem “Dia S” na próxima sexta, 5

No próximo dia 5 de julho, o Centro de Natal será tomado por um conjunto de ações oferecidas aos comerciantes e comerciários do bairro pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc e do Senac, dentro do programa Sistema em Movimento. Na data será realizado o Dia S, momento que irá marcar o fechamento desta primeira edição do Programa, que acontece desde o início de maio na Cidade Alta.

A programação terá início às 16h, na Praça 7 de Setembro, e contará com serviços de corte de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelha, maquiagem, massoterapia, acupuntura, shiatsu, oficinas de trabalhos manuais e food trucks. Além disso, para animar o happy hour dos comerciantes e comerciários, haverá uma apresentação do cantor Luizinho Nobre.

O Sistema em Movimento vem acontecendo desde o início do mês de maio, no Centro da Cidade e teve como foco a oferta de um grande mutirão de ações e atividades, durante um período de aproximadamente 60 dias em cada polo comercial em que aportar. No caso desta primeira edição, os projetos, produtos e serviços de excelência oferecidos por Fecomércio, Sesc e Senac no Centro da Cidade, incluem cursos rápidos de capacitação e qualificação na unidade Móvel Senac de Informática e Gestão, além de atendimentos na unidade móvel Sesc Saúde Mulher.

“Esse projeto se insere no contexto da filosofia do Sistema Fecomércio RN de estarmos cada vez mais próximos dos comerciários e comerciantes que, na prática, são os responsáveis por movimentar a economia do nosso estado. Começamos pelo Centro de Natal, polo tradicional do comércio natalense. Escutamos dos comerciantes o que eles precisavam para fomentar seu negócio e melhorar a relação com seus colaboradores. Com esta interação, buscamos atendê-los oferecendo cursos, consultorias e ações nas áreas de cultura, saúde e lazer voltadas para os colaboradores. O Dia S é o momento para fazermos o balanço do que foi feito e uma grande confraternização com este público. Iremos, ainda, para outros polos comerciais do nosso estado”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Previamente, equipes do Sesc, do Senac e da Fecomércio visitaram mais de 100 empresas dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo do polo para identificar e programar as ações. Entre os cursos e palestras de capacitação que estão sendo oferecidos na Unidade Móvel do Senac, destaque para temas como “Técnicas de Negociação”, “Técnicas Avançadas de Softwares de Apresentação”, “Desenvolvimento de equipes”, “Estratégias de negociação para vendedor”, entre outros. Para atendimento na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, estão sendo priorizadas trabalhadoras do comércio com idades entre 25 a 64 anos que poderão agendar atendimento – de acordo com a conveniência do seu horário de trabalho – para realizar seu exame preventivo.

Ações em paralelo

No conjunto de ações e atividades específicas para esta primeira edição do Sistema em Movimento, foi lançado o projeto Senac no Beco, com capacitações voltadas para estabelecimentos localizados no tradicional Beco da Lama. O objetivo é qualificar, de forma gratuita, os empreendedores do local com cursos de gastronomia, segurança alimentar, saúde, gestão e idiomas.

“A nossa ideia é unir a tradição boêmia do Beco da Lama – que já é um diferencial competitivo para estes estabelecimentos – a conceitos modernos de qualidade em produtos e serviços oferecidos aos clientes. Tudo isso com o reconhecido nível de excelência do Senac. Ganham os estabelecimentos, ganham os colaboradores, os clientes e a cidade, que passa a ter um Beco da Lama cada vez mais profissional e com maior potencial para efetivamente ser um atrativo turístico”, disse Marcelo Queiroz.

Estão sendo beneficiados cerca de 50 empreendedores, com aulas que começaram dia no 10 de junho e se estendem até novembro. Os empreendedores do Beco da Lama que participarem das ações de qualificação e tiverem as novas práticas implementadas atestadas por auditoria técnica do Senac, receberão o selo do Programa Senac de Qualidade para Bares e Restaurantes.

Outro trabalho realizado dentro do Sistema em Movimento foi o levantamento produzido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), que fez o diagnóstico do perfil e hábitos dos consumidores que frequentam o Centro de Natal. Os números serão apresentados no Dia S, pelo presidente Marcelo Queiroz.

Outras notícias

Pular para o conteúdo