Alunos do Senac distribuem óculos para crianças de escola municipal em Natal

Em parceria com o Laboratório Multlents, o Senac realizou uma ação social na Escola Municipal Santa Catarina, na qual cerca de 60 alunos ganharam óculos de grau. As armações oculares foram doadas por dois estudantes, proprietários do laboratório Multilents, que ofertaram as lentes.

De acordo com Maria Aparecida Medeiros, professora do 5º ano, o projeto surgiu depois que ela observou que uma aluna tinha uma dificuldade muito grande de aprendizagem. “Ela sentia muita dor de cabeça, dizia que não conseguia ver. Eu imaginei que seria um problema de visão”, afirma.

Após identificar esse problema, a professora entrou em contato com o colega instrutor do curso de Técnico em Ótica do Senac, Afonso de Ligório Souza, que teve a ideia de dar início a uma ação social objetivando ajudar outros alunos que poderiam ter essa mesma dificuldade, impactando o rendimento escolar. Todo o atendimento médico foi realizado por dois oftalmologistas e por uma equipe de estudantes do curso técnico em ótica do Senac.

Afonso declarou que a ação foi muito importante para as crianças: “A gente analisou que havia muitas crianças com astigmatismo. É muito difícil um aluno desse ter aprendizagem correta na escola porque ele fica estressado e não consegue assimilar bem o conteúdo. É uma ação social muito abrangente e nós fazemos isso com amor e carinho”.

A aluna Ketlyn Rayane da Silva, de 10 anos, usará óculos de grau primeira vez e afirmou que sentia dificuldades para enxergar e gostou de receber os óculos. O estudante Jeferson Bruno Pereira, de 11 anos, já usava óculos e não sabia que já precisava trocar as lentes. Sobre o presente que recebeu, afirmou: “Eu que escolhi. Gostei”. Ele afirma que acredita que o acessório novo vai ajudá-lo a melhorar o aprendizado.