8 de setembro de 2014

Aluno do Senac garante ouro para o RN em competição nacional

O estudante do Senac, Eduardo Gomes, ganhou medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento 2014, a maior competição de educação profissional já realizada nas Américas. Representando o Rio Grande do Norte na ocupação Cozinheiro, ele disputou o título com outros sete competidores. Rafael Mendonça, representante do estado na categoria Serviços de Restaurantes, obteve Certificado de Excelência, reconhecimento pelo bom desempenho obtido ao longo do torneio.

A cerimônia de premiação, onde os ganhadores foram anunciados, ocorreu na noite deste domingo (07), em Belo Horizonte (MG). Os mais bem colocados nas 58 modalidades participantes do evento receberam 180 medalhas de ouro, prata e bronze. Entre os estados, o líder de medalhas foi Minas Gerais, com o total de 46. A delegação do Rio Grande do Norte, composta por alunos do Senac e Senai, obteve oito medalhas no total, sendo três de ouro, duas de prata e três de bronze.

Durante quatro dias (3 e 6 de setembro), cerca de 800 jovens profissionais de todo o país participaram da competição. Eles realizaram desafios semelhantes aos que enfrentariam no mercado de trabalho, considerando padrões internacionais de qualidade. Mais de 300 mil pessoas visitaram o Expominas, local das competições, na capital mineira.

A Olimpíada do Conhecimento ocorre a cada dois anos e reúne jovens formados de cursos de educação profissionais dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (SENAI). Este ano, incluiu também estudantes dos Institutos Federais de Tecnologia. O desempenho dos competidores estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação.

Na ocupação Cozinheiro, Eduardo Gomes, 20 anos, passou por uma série de provas e precisou preparar variados tipos de pratos quentes e frios. Durante o curso de Cozinheiro no Senac, ele foi treinado para planejar menus, preparar uma variedade de alimentos conforme as regras de saúde e segurança, bem como gerenciar uma cozinha comercial.

Morador do bairro de Igapó, na Zona Norte de Natal, ele foi beneficiado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), iniciativa da instituição que promove a democratização do acesso ao ensino, por meio da oferta de bolsas de estudos para a população de baixa renda. Eduardo se destacou ao longo do curso e participou de uma minuciosa seleção, que consistiu em avaliação do desempenho acadêmico, entrevistas e provas práticas.

Desde novembro de 2013, o estudante participava de treinamento diário, executando simulações das condições que encontrou nas provas da Olimpíada. O processo foi acompanhado por um instrutor do Senac que repassou orientações teóricas e práticas e criou condições para testar habilidades como improviso e criatividade.

Com o resultado na competição, Eduardo disputará uma vaga para representar o Brasil na WorldSkills Competition, o maior torneio mundial de educação profissional, que ocorrerá em São Paulo, em agosto de 2015. No total, 1.200 competidores de mais de 60 países simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro dos critérios estabelecidos. O potiguar passará por seletiva em novembro e disputará com competidores de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.