Notícias

28 de março de 2014

Aluna do Senac participará de competição na Colômbia

Torneio interamericano de profissões técnicas reunirá estudantes de cerca de 20 países

No próximo domingo (30), a aluna do curso de Cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN), Juliana Almeida, embarca para a cidade de Bogotá, na Colômbia, onde representará o Brasil na WorldSkills Americas. A competição reunirá os melhores estudantes da educação profissional do continente americano, em um torneio que ocorrerá de 1º a 6 de abril.

Também integram a comitiva brasileira que participará do evento o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti.

O Brasil contará com 34 competidores no evento, entre alunos que passaram por formações nos centros de educação profissional do Senac e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No total, participam da competição cerca de 200 jovens de diferentes países.

Eles passarão por provas que simulam as tarefas realizadas no cotidiano das empresas. Nos testes, os competidores executam os desafios de acordo com prazos estabelecidos e padrões internacionais de qualidade. As provas são elaboradas segundo normas vigentes, conceitos de projetos e novas tecnologias.

Os brasileiros disputam medalhas em 31 ocupações profissionais. O Senac compete em quatro ocupações da modalidade “Serviços Pessoais”: Cabeleireiro, Cozinheiro, Serviço de Restaurante e Técnico de Enfermagem.

Perfil – Juliana Almeida tem 20 anos e mora com os pais na comunidade da Maísa, zona rural do município de Mossoró. Ela iniciou sua qualificação na área de Imagem Pessoal por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). “Desde criança, meu sonho era trabalhar na área de beleza e o Senac me deu a oportunidade para me capacitar e tem sido fundamental no meu desenvolvimento e crescimento profissional”, afirma.

A estudante mantém um intenso treinamento, desde agosto do ano passado, quando foi a ganhadora estadual da Olimpíada do Conhecimento. A média diária de atividades chega a 10h, durante seis dias por semana. Durante todas as etapas, Juliana Almeida é acompanhada por um equipe de profissionais do Senac.

“Estou totalmente focada no meu objetivo. Me preparei bastante e darei o meu melhor para trazer a medalha de ouro para o Brasil”, afirmou Juliana Almeida.

Sobre a WorldSkills Americas (WSA)

A WSA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo propiciar a melhoria de qualidade da educação profissional, por meio do intercâmbio entre os países da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul, envolvendo governos, indústrias, comércio e instituições de educação profissionalizante.

A cada dois anos, a entidade realiza uma competição voltada para a formação profissional em um de seus países membros. Na última edição, realizada em São Paulo, no ano de 2012, a mossoroense Juliana Leslye obteve a medalha de ouro para o Brasil na ocupação Cabeleireiro.

Outras notícias

Pular para o conteúdo