24 de abril de 2017

66% das MPEs não veem necessidade de fazer investimentos agora

Pesquisa mostra que nos próximos 90 dias, os empreendedores de varejo e serviços não pretendem investir no próprio negócios

Os micros e pequenos empreendedores de varejo e serviços não pretendem investir no próprio negócio. Ao menos não 66% deles, conforme mostraram os números do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Segundo os empreendedores, a decisão por não investir deve-se pela falta de necessidade, segundo 43% deles. A crise econômica é motivo para que 30% não invistam e a falta de recursos e/ou crédito foi citada por 12% dos empreendedores.

Não precisa

“O investimento é uma variável crucial para o crescimento de uma economia. No entanto, a crise que se arrasta por mais de dois anos leva muitas empresas a operarem com capacidade ociosa e, em alguns casos, até a redução do quadro de funcionários”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

“Nesse ambiente de crise, os projetos de expansão e melhoria do negócio são colocados em segundo plano e a preocupação de grande parte dos empresários passa a ser, então, lidar com a queda do faturamento e o aumento da inadimplência”.

Ao todo, apenas 22% dos empreendedores pretendem investir nos próximos três meses. A maior parte deles quer investir para aumentar as vendas (49%). A adaptação da empresa a uma nova tecnologia (16%) e a necessidade de atender a uma demanda que aumentou (16%) foram os motivos citados para investimentos.

*Fonte: Portal No Varejo