FONTE DE DADOS PARA O COMÉRCIO, OS SERVIÇOS E O TURISMO DO RN

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) é ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) e foi criado em 2009, na gestão do presidente Marcelo Fernandes de Queiroz. O IPDC realiza e desenvolve pesquisas econômicas, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor potiguar e à situação das áreas locais de comércio e serviços.

O IPDC realiza, por exemplo, pesquisas para quantificar a intenção de compras da população nos dias que antecedem datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal/Ano Novo. O Instituto também busca aferir o impacto de movimentações turísticas em datas festivas de municípios potiguares, assim como traçar o perfil de turistas e visitantes em períodos de grande movimentação (como a alta estação de dezembro a janeiro).

Com isso, o IPDC reúne dados importantes para a atuação do comércio, dos serviços e do turismo, além dos Poderes Públicos destes municípios e, também, das entidades Sesc e Senac na oferta de seus produtos de excelência, entre eles a capacitação e qualificação de mão de obra. O trabalho do IPDC proporciona aos empresários, às áreas técnicas do Sistema Fecomércio e à imprensa, dados e séries estatísticas que apontam as tendências do mercado, produtos que devem ser mais procurados, intenção de gastos em reais, entre outros pontos, cruciais na definição de estratégias de curto, médio e longo prazos.