Artigos do Presidente

A medalha já era dele!

Por Marcelo Queiroz
Presidente do Sistema Fecomércio RN

Na semana que passou, o aluno do Senac RN, Gustavo Almeida, representou o nosso estado na WorldSkills, olimpíada mundial de educação profissional realizada na cidade russa de Kazan. Beneficiado com o nosso programa de gratuidade, Gustavo competiu com outros 33 alunos de todo o mundo, na categoria Serviços de Restaurante, que engloba competências das profissões de garçom, sommelier, barman, barista e mâitre. Nosso representante ficou em 20º lugar e não trouxe, de lá, uma medalha. Mas ele já tinha a sua. E ela vai muito além daquela medalha física que ele ganhou ao ser escolhido, na competição nacional, para ir à Rússia. A medalha de Gustavo tem o formato de uma vida transformada. Mais uma, entre as dezenas de milhares que o trabalho do Sistema Fecomércio RN transformou e transforma, ao longo de mais de 70 anos de atuação.

Este artigo foi publicado em 1º de setembro de 2019 no jornal Tribuna do Norte

Eu estive, várias vezes, com este jovem. E pude conversar demoradamente com ele. A sua história de vida começa, infelizmente, como muitas outras no país. Desde cedo começou a trabalhar e não parou mais. Atuou como jovem aprendiz em uma empresa do segmento varejista e, depois, em outra, da área de vidraçaria.

A força, a dedicação e os valores que herdou dos pais foram determinantes para que ele começasse a dar um rumo diferente à própria vida. Mesmo com todas as dificuldades, não deixou de estudar, pois, palavras dele “sempre acreditou que a educação seria o meio pelo qual poderia construir um futuro melhor”.

Percebem a relevância deste pensamento? Gustavo conta que inúmeras vezes chegava na escola tão cansado, que acabava cochilando durante as aulas. Mesmo assim, com orgulho, conseguiu concluir o Ensino Médio.

Foi quando os seus caminhos e os do Sistema Fecomércio RN se cruzaram. Ele estava buscando uma oportunidade para encontrar uma profissão, na qual pudesse apostar, quando tomou conhecimento do curso de Garçom, que estava sendo oferecido no Senac por meio do nosso Programa Senac de Gratuidade.

Cabe aqui um adendo: este programa recebe cerca de 70% dos recursos compulsórios do Senac RN (aqueles mesmos que têm sido alvo de tanta cobiça por parte do Governo Federal e que muita gente sequer procura entender para onde efetivamente vão).

Com o PSG, nós oferecemos vagas gratuitas em todo o nosso portfólio de mais de 350 cursos, todos com nível de excelência reconhecido e festejado pelo mercado, que emprega, em média, 85% dos nossos egressos. Para se ter uma ideia da força do PSG no RN, no ano passado nós capacitamos e qualificamos por seu intermédio nada menos que três mil pessoas. Este ano, até julho, já foram quase 1.500. Pessoas que estão, efetivamente, transformando suas vidas.
Voltando à história de Gustavo Almeida, ele me contou o que sentiu diante da possibilidade de fazer, gratuitamente, o curso de garçom com a grife Senac. “Eu vi naquela oportunidade uma chance para mudar de vida”. Diz que teve que superar algumas dificuldades, pois precisaria ficar sem trabalhar, porém esta foi sua opção.

Durante o curso, ele diz ter se encantado pelo mundo apresentado pela instrutora Eliane Soares. Mais ainda ao tomar conhecimento da existência de competições de educação profissional, ainda durante o curso. Começou a sonhar com esta oportunidade. Graças ao desempenho obtido na capacitação normal de garçom, Gustavo foi um dos três alunos escolhidos para o treinamento em âmbito estadual e partiu rumo à sua primeira competição. Após uma série de provas, foi eleito para representar o RN na seletiva nacional do Senac. De lá, vencedor, seguiu para Kazan.

Sobre o curso que fez, Gustavo me disse a seguinte frase: “Eu não imaginava a dimensão das habilidades deste profissional. Às vezes, as pessoas pensam que se trata apenas de alguém segurando uma bandeja, mas é um universo extremamente rico e com diversas possibilidades. Eu me encontrei profissionalmente e tenho aproveitado todas essas oportunidades, que mudaram a minha vida”.

É um depoimento que diz muito sobre o nosso trabalho, sobre a essência de “transformar vidas” do Sistema Fecomércio RN.

Ao desembarcar, este final de semana, de volta a Natal, Gustavo não traz uma medalha da WorldSkills Kazan 2019 na bagagem. Mas, tenho certeza, ele traz muito mais que isso: traz uma formação sólida e um nível de competência ímpar, que o torna um profissional a ser cortejado por todo o mercado. Traz, portanto, horizontes infinitos para sua vida e da sua família. É mais um potiguar que está trilhando caminhos melhores graças à educação. E nos lega, a todos, inúmeras lições.

Parabéns, Gustavo. Você é um grande vencedor!

Outros artigos